segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Doenças do trânsito causam graves problemas no pulmão


Até um simples resfriado pode se agravar entre aqueles que trabalham com o trânsito

Quem trabalha diretamente no trânsito, a exemplo dos taxistas e motoristas de ônibus, além do estresse, está sujeito a uma série de doenças que se agravam com a inalação de gases poluentes. Câncer de pulmão, crises agudas de asma, enfarte do miocárdio e conjuntivite fazem parte dessa lista.

A constatação é de uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo. A médica pneumologista Jyselda Duarte ressalta que a exposição intensa e prolongada aos gases poluentes é prejudicial e pode resultar em doenças pulmonares crônicas. “Se essa exposição for associada ao fumo os riscos são ainda maiores.
Vale lembrar que o tabagismo é um fator de risco evitável, já que muitos não podem se afastar do trânsito”, diz.
A especialista afirma ainda que pessoas com predisposição para certas doenças, como a asma, podem manifestá-la em conseqüência do contato com tais fatores de risco. Na verdade até um simples resfriado pode se agravar entre aqueles que trabalham nesse universo. “Uma pessoa que apresenta um quadro infeccioso, como uma virose, pode ter dificuldade para se recuperar e ainda ser acometido por uma infecção secundária, a exemplo da pneumonia”.

A primeira recomendação da pneumologista para evitar esses males é não fumar. “Se for possível, evite os locais onde a poluição é mais intensa, procure vias alternativas no trânsito, beba bastante líquido e se tiver mais de 60 anos procure um posto de saúde para tomar a vacina contra a gripe. Diante de qualquer sintoma a pessoa deve procurar o médico e evitar a automedicação”, completou.
Para quem se enquadra nesse perfil, a medicina ainda oferece alternativas de exames que podem mostrar se há alguma alteração na função pulmonar, como o raio-X do tórax e a espirometria (também conhecido como Prova de Função Pulmonar).
Fonte: 180graus

Nenhum comentário: