sábado, 11 de fevereiro de 2012

Guarda Municipal faz apreensão de arma, depois de ter o objeto apontado em direção a viatura

Arma apreendida pela Guarda Municipal foi entregue na Central de Polícia
No dia que completou um ano do trágico episódio em que assaltantes tiraram a vida de um guarda municipal no centro de Tubarão, os agentes da GMT, passaram por um susto semelhante na manhã desse sábado (11).
Uma das viaturas da guarda municipal estava efetuando rondas na Avenida Marcolino Martins Cabral, quando ao ser ultrapassado por um veículo, um dos ocupantes apontou uma arma (que representava ser uma pistola), em direção aos agentes. Os agentes avaliaram os riscos que poderiam enfrentar, mantiveram contato visual com o carro suspeito, comunicaram a central de operações da GMT e, pouco tempo depois, conseguiram abordar o referido veículo.

Usando os procedimentos de segurança, aproximaram-se e questionaram os ocupantes a respeito da arma. Imediatamente foi apresentada para a guarnição, por uma das ocupantes do veículo, a réplica de uma pistola (arma de brinquedo).
A responsável pelo “divertimento” alegou que o objeto pertencia a seu neto, e que a atitude de apontar em direção à guarnição da guarda municipal foi apenas uma brincadeira, e não esperava que tal atitude pudesse trazer conseqüências negativas.

Diante do fato, as agentes apreenderam a arma de brinquedo e encaminharam os ocupantes do veículo para a Central de Polícia, onde foi lavrado boletim de ocorrência para dar prosseguimento às medidas legais cabíveis.

Arma de brinquedo
Cabe salientar que nunca foi proibida no Brasil a venda de arma de brinquedo, o que não é permitido é que essas armas possam ser confundidas com armas de fogo verdadeiras. Vejamos o que diz a lei 10.826/03, que em seu artigo 26 determina:

“São vedadas a fabricação, a venda, a comercialização e a importação de brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo, que com estas se possam confundir.”


Esse tipo de brincadeira não é nada inteligente, muito menos recomendável é presentear as crianças com  tais brinquedos. No dia 15 de abril se comemora o dia do desarmamento infantil. Ao contrário do que se pode imaginar, não se trata de desarmar menores de idade que se utiliza de armas de fogo para assaltar, sequestrar, etc.. Trata-se tão somente de se incentivar que crianças entreguem suas armas de brinquedo, copiando as campanhas de gente grande que entrega armas de fogo verdadeiras. Uma boa idéia seria trocar a arma de brinquedo por uma revista em quadrinhos.
Maciel Brognoli

Nenhum comentário: