segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Guarda Municipal e Polícia civil fiscalizam veículos de transporte escolar

Supervisor do Ciretran confere documentação do veículo e do motorista
Começa fiscalização do transporte escolar de TubarãoSupervisor do Ciretran confere documentação do veículo e do motorista
Cristiano Soares/PMT

A Polícia Civil e a Guarda Municipal de Tubarão (GMT) iniciaram nesta segunda-feira (13), uma operação para fiscalizar os veículos utilizados no transporte de alunos. A iniciativa pretende coibir o transporte irregular, garantindo a segurança dos milhares de estudantes tubaronenses que todos os dias utilizam esse meio para ir à escola e voltar para casa.


O supervisor da Ciretran de Tubarão, Alexsandro da Silva salienta que quase 100% dos veículos que fazem esse tipo de transporte em Tubarão apresentam algum tipo de irregularidade. “Sempre falta algo. Ou o veículo não possui os itens de segurança, documentação e autorização necessários ou é o motorista que não está qualificado para efetuar este tipo de atividade”, afirma.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nos artigos 136 a 139 apresenta as condições exigidas pela lei para efetuar a condução de escolares. “O Código, diz, por exemplo, que o veículo deve ser inspecionado semestralmente, para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança e aqui em Tubarão, nenhum transportador faz isso”, ressalta Alexsandro.

Na vistoria realizada nesta segunda-feira defronte aos colégios Dehon, Energia e São José, falta de faixa horizontal, de autorização do Deter e da documentação específica para transporte intermunicipal foram algumas da irregularidades observadas. “Os motoristas foram informados dos itens que faltavam e terão 15 dias para regularizar a situação junto aos órgãos municipais e estaduais”, explica o inspetor da GMT, Robson Viana. Depois deste período, o grupo vai retornar às ruas para verificar se os itens notificados foram regularizados. “Caso não haja a regularização, o veículo pode ser apreendido, já que isso caracteriza uma infração gravíssima”, lembra Alexsandro.

A vistoria dos veículos continuará ao longo de toda semana, nos demais colégios de Tubarão. Polícia Civil e Guarda Municipal pretendem ainda realizar uma campanha junto à direção das escolas, para orientar pais e responsáveis. “Vamos distribuir cartazes e panfletos para que os pais saibam o que devem exigir na hora de contratar este tipo serviço”, enfatiza o supervisor da Ciretran.

Clique no link abaixo e confira os artigos do CTB que orientam o tranporte de escolares.
Código de Trânsito Brasileiro.doc

Fonte: Decom/Tubarão

Nenhum comentário: