Pedestres e motociclistas arriscam a vida tentando acessar ponte interditada através de rampa improvisada |
A ponte de Congonhas que fica no limite de Tubarão com o município de Jaguaruna foi interditada depois que ficou constatado o risco de desabamento. Era notória a condição que se encontrava a referida estrutura e a interdição já deveria ter ocorrido há muito tempo. Foi preciso um cidadão cair dentro do rio e botar a “boca no trombone” para as autoridades focarem o olhar com mais carinho e mexer os “pauzinhos políticos” tentando acelerar o processo que se arrasta por mais de cinco anos.
Depois de constatada pela defesa civil o risco iminente de desabamento (coisa que qualquer leigo podia observar sem o auxilio de lupa, a olho nu), o fechamento do trânsito de veículos foi finalmente concretizado no sentido Tubarão/Jaguaruna, decisão acertada do Prefeito de Tubarão, mesmo com a discordância do chefe do executivo da cidade vizinha.
Foram colocados avisos próximos ao campo de Hercilio Luz, e no decorrer do trajeto que leva até a ponte. Também foi feito uma barreira e arrancado algumas tábuas para dificultar a passagem daqueles teimosos que poderiam insistir em fazer uso da passagem condenada, e por conseqüência colocar a própria vida em risco.
Hoje pela manhã a guarda municipal foi até o local para fiscalizar o trânsito e observar se está tudo correndo como o determinado pelo Governo Municipal. O que os agentes puderam observar foi mais uma ação intrépida daqueles motoqueiros que acreditam solucionar os problemas com o famoso e destemido “jeitinho Brasileiro.” Uma espécie de rampa foi montada na lateral da estrutura com tábuas alinhadas, o risco que antes do fechamento era grande duplicou com a gambiarra.
A guarda municipal comunicou os fatos para a defesa civil, que por sua vez comunicou a Secretaria de infraestrutura, que provavelmente tomará alguma medida para impedir que o fato continue. É bom deixar claro que o Governo Municipal de Tubarão fez tudo o que é possível para evitar que os transeuntes sofram algum acidente por conseqüência da degradação da ponte. Cada pessoa é responsável pelos seus atos e quem insiste em não seguir as orientações assume o risco por conta própria.
Esperamos que a nova ponte saia do papel rapidamente e todos esses problemas sejam solucionados.
Maciel Brognoli
Maciel Brognoli
Nenhum comentário:
Postar um comentário