sábado, 18 de fevereiro de 2012

Trecho entre Tubarão e Laguna tem 25km de lentidão

Trecho entre Tubarão e Laguna tem 25 quilômetros de lentidão                  Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

A vida dos motoristas que optaram por passar o Carnaval em Santa Catarina não está nada fácil. Se a viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que tem autorização para andar pelo acostamento, levou cerca de 50 minutos para chegar de Tubarão a Laguna, na BR-101, calcule o que o condutor que enfrentou a fila do começo ao fim gastou de tempo. Ao meio-dia havia 23 quilômetros de congestionamento de Sombrio a Araranguá e 27 quilômetros de Tubarão a Laguna. 
No entanto, a fila de veículos foi maior. Às 10h30min, os dois pontos de engarrafamento somavam 60 quilômetros: 35 de Sombrio a Araranguá e 25 de Tubarão a Laguna.

A empresária de Novo Hamburgo Fernanda Finger, 26 anos, e a amiga e companheira de viagem Jenifer Constante, 23 anos, saíram de casa às 2h de sábado. Às 10h30min ainda estavam em Laguna. Somente para cruzar o trecho mais engarrafado, em Laguna, levaram mais de quatro horas.

— No meio desse caminho desligamos o carro e dormimos por uma hora. Não tinha o que fazer. Restava esperar — disse Fernanda.

Com a dupla que vai rumo a Jurerê não tem conversa sobre arrependimento.

— Está sendo uma aventura. Ainda estamos longe do nosso destino, mas está valendo à pena.

Desde ontem pela manhã, o trânsito é intenso na BR-101. Mas foi a partir das 5h de hoje que a situação piorou. A contenção de veículos já era observada na região de Araranguá. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF) catarinense, havia engarrafamento entre os quilômetros 443 e 412, entre Araranguá e Sombrio. Até agora, foram raros os momentos em que o congestionamento baixou de 20 quilômetros entre Tubarão e Laguna. 

Para escapar da tranqueira, por volta das 8h, dezenas de motoristas se arriscavam em manobras duvidosas. Uma fila de carros se formava na pista antiga, lateral ao trecho em obras, na altura do km 322, para furar o engarrafamento. Com isso, trancavam o fluxo no sentido contrário, provocando lentidão para quem vinha de Florianópolis em direção a Tubarão. As recomendações das autoridades de trânsito seguem as mesmas: manter a distância segura entre um carro e outro e não trafegar pelo acostamento. Segundo a PRF, trafegar no acostamento gera multa de R$ 575 e ultrapassar pela direita, de R$ 197.
ZeroHora

Nenhum comentário: