quarta-feira, 27 de junho de 2012

BR101SUL: canteiro de obras da ponte Anita Garibaldi


Quem passa pela SC-436, na entrada de Laguna, já pode perceber a mudança na paisagem. Operários trabalham para dar forma ao canteiro de obras da ponte Anita Garibaldi. O terreno do canteiro vai da SC-436 até as margens da Lagoa Santo Antônio dos Anjos. A área pertence a um sítio que foi arrendado para a obra.O DS esteve no local há 15 dias, quando os trabalhos haviam começado e se restringiam à retirada dos pés de butiá e o replantio em outra área da propriedade. Ontem os trabalhos tinham chegado às margens da rodovia. Além da retirada da vegetação, as máquinas faziam a terraplanagem do terreno...
Esta etapa de montagem do canteiro deve estender-se até novembro. Paralelamente, deve ser realizada a drenagem do canal até o ponto onde devem ser feitas as fundações da ponte. No canteiro, além dos galpões para abrigar os funcionários, também serão construídas no local as peças que darão forma à ponte. 

Com a mobilização no canteiro, as contratações de trabalhadores começaram. O número exato de operários não foi divulgado. A expectativa é de que o maior número de operários seja contratado no próximo ano, chegando a 1,5 mil empregados. Mas, antes disso, o armador Adair Silva espera ser chamado. O gaúcho já morou em Tubarão e há 12 anos reside em Cabeçudas. Já trabalhou nas obras de duplicação no canteiro da Triunfo, em Jaguaruna. Ele fez a inscrição na agência do Sine e está esperançoso de ser chamado logo. “Estou desempregado e não vejo a hora de me chamarem para trabalhar. Estava indo para Laguna e parei aqui para ver a movimentação das máquinas. Quero trabalhar e esta é uma boa oportunidade. Espero ser chamado e ficar a obra toda”, afirma Adair. Em contrato, o prazo de conclusão é de três anos, mas o consórcio Camargo Corrêa/M.Martins/Construbase se comprometeu com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em entregar a ponte em dois anos, ou seja, em 2014.
Fonte:Jornal diário do sul

Nenhum comentário: