sábado, 23 de junho de 2012

CELULAR E VOLANTE: Guarda Municipal e a PM de Tubarão efetuaram 332 notificações

Não é raro ver motoristas ao volante ao mesmo tempo que usam o celular. Mesmo com a consciência de que se trata de uma infração e pode colocar em risco a sua e a vida de outras pessoas, este tipo de atitude torna-se cada vez mais comum. Nos primeiros cinco meses deste ano, a Guarda Municipal e a PM de Tubarão efetuaram 332 notificações com motoristas nesta condição. As pessoas que são autuadas recebem uma notificação 30 dias após da infração. Com o documento em mãos, o motorista retira um formulário, no departamento de multas da secretaria de segurança e patrimônio, onde expõe a sua defesa. Depois, é levado à junta administrativa de recurso de infração de trânsito no mesmo órgão público. Então, o argumento É analisado e deferido, ou não. Caso a defesa não seja aceita, o condutor é multado. 

Testes comprovam o perigo da infração

Dados de pesquisas do Departamento de Trânsito dos EUA apontam que 77% dos motoristas admitiram já ter utilizado o celular ao volante. Ainda há estudos que mostram não somente a atitude de falar, mas também de mandar mensagens enquanto dirigem...
Uma campanha realizada pela organização belga Responsible Young Drivers (Jovens Motoristas Responsáveis) demonstrou o perigo desta atividade de maneira bastante prática. Alguns cidadãos realizaram uma prova enquanto digitavam uma mensagem de texto em seus celulares. Como era esperado, nenhum deles (mesmo aqueles que já dominam a direção) obteve resultado positivo.



Quem já foi penalizado muda os hábitos



Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir com apenas uma das mãos ou falar ao celular é uma infração média, com perda de quatro pontos na carteira e multa de R$ 85,13. A multa não é só pelo uso do telefone. Muitos motoristas utilizam o fone de ouvido ou até mesmo o viva-voz, para não serem notados.



Nada disso adianta: quando o assunto é celular e direção, tudo é proibido. Afinal, o CTB não permite celular, fone de ouvido, viva-voz, nada que tire a atenção do motorista, que deve estar voltada para o trânsito. Quem já foi penalizado por essas infrações sabe que basta uma multa para mudar de hábito. Como dói no bolso, conforme o jargão popular, o motorista pensa antes de atender o telefone.



Segundo especialistas, com o celular no ouvido, o motorista reage de forma mais lenta. Dificilmente, olha para o retrovisor, assume uma trajetória errada na via, reduz ou ultrapassa a velocidade compatível com o tráfego. Avança o sinal, tem dificuldade para trocar marchas e simplesmente não vê as placas de sinalização no trânsito. Cada uma dessas situações já poderia desencadear um acidente.

Fonte: Editado do Notisul

Nenhum comentário: