quarta-feira, 27 de junho de 2012

BR101sul:Conclusão é adiada

Angelica Brunatto
Entre abril e maio, a previsão de conclusão das pistas duplicadas no lote 25 da BR-101, de Laguna a Capivari de Baixo, foi adiada. Antes, a expectativa era no próximo mês, agora a data mudou para dezembro.Para concluir as novas pistas, ainda falta terraplanar 5,15 quilômetros e pavimentar outros 6,22.Conforme o último relatório divulgado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), o consórcio Araguaia/Blokos/Emparsanco, responsável por tocar as obras no lote 25, trabalha na execução da terraplanagem, pavimentação e em quatro obras de artes especiais.Até o mês passado, 76,56% da terraplanagem estava concluída, bem como 71,73% da pavimentação. Metade das obras especiais também está pronta. O total investido chega a R$ 100.996.625,82.

No lote 29, entre Araranguá e Sombrio, a situação está um pouco mais adiantada. A previsão de conclusão é a mesma: dezembro deste ano. Porém, 22,75 quilômetros estão terraplanados, o que corresponde a 81,25% do total. Outros 17 quilômetros estão duplicados (60,71%)...
O consórcio Construcap/Modern/Ferreira Guedes trabalha na execução de três obras de arte especiais. No mês passado, foram concluídas as passagens inferiores de acesso à Praia da Caçamba e Ermo. Ainda falta a conclusão da passagem inferior de acesso a Sombrio, a Campo D’água e o viaduto duplo Contorno Oeste de Araranguá.



A duplicação em toda a BR-101 sul, em SC, em maio

• A terraplanagem concluída foi de 223,05 quilômetros de nova pista e 169 quilômetros de ruas laterais.

• Há 97 viadutos concluídos e 11 em andamento.
• Há 27 pontes concluídas e uma em andamento.
• Há 13 pontes reforçadas e uma em andamento
• O túnel do Morro Agudo foi concluído e liberado para tráfego em 10 de maio, com 1.114 metros de extensão.
Obras da 2ª fase

• Túneis do Morro dos Cavalos

Todo o projeto básico de engenharia para a execução das obras dos túneis e sistema viário complementar no Morro dos Cavalos, em Palhoça, está concluído. Agora, resta a aprovação dos estudos ambientais. A licitação e a contratação da obra só poderão ser encaminhadas após a conclusão do projeto executivo, que ainda depende do processo de licenciamento ambiental, que está em análise no Ibama.

• Túnel do Morro do Formigão

O valor estimado para a obra é de R$ 57 milhões. Ainda há a espera pela nova licitação. Anteriormente, as empresas que participaram do processo licitatório foram consideradas como inabilitadas pela Comissão de Licitação.

• Ponte de Anita

O aval para o consórcio Camargo Corrêa/Construbase foi dado pela presidenta Dilma Rousseff a Laguna, no mês passado. Agora, o trabalho está concentrado no canteiro de obras, localizado às margens da SC-436. No local, será instalada a estrutura administrativa e o maquinário do consórcio responsável pela obra. A previsão de finalização deste trabalho é de seis meses.
Fonte: Jornal Notisul


Nenhum comentário: