sexta-feira, 24 de maio de 2013

BR101: Atenção para o novo traçado da rodovia


Toda a frente de trabalho para a perfuração do túnel começa a ‘desaparecer’ atrás de tapumes. Medida visa dar mais segurança para motoristas e também para os operários que atuam no local.
Assim como ocorria nas proximidades da construção da Ponte Anita Garibaldi, na BR-101, em Laguna, os curiosos começam a se aglomerar às margens da rodovia em Tubarão, onde ocorrem os trabalhos de perfuração do túnel no Morro do Formig
A movimentação ainda gira em torno da remoção de terra e pedras para abrir o caminho. Mesmo assim, a quantidade de máquinas chama a atenção e há quem não resista a parar para registrar a obra.
O problema é que isso causa congestionamentos e até mesmo coloca a vida das pessoas em risco, já que a movimentação é intensa. Para minimizar o problema, assim como em Laguna, o consórcio JDantas-Novatecna começou a fechar a área de trabalho com tapumes...A medida serve também para proteger os operários e evitar que sedimentos que possam comprometer o tráfego de veículos. A estrutura de madeira e vigas metálicas já começou a ser instalada.
Além da construção dos tapumes no segmento, o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) instalou nova sinalização na pista que corta o Morro do Formigão.
Quando pronto, o túnel totalizará 900 metros, com duas faixas de rolamento, acostamento e passagem para pedestres. Ainda estão projetadas duas proteções de concreto em cada bordo da pista e proteção para o passeio público.

Atenção para o novo traçado da rodovia
Para os motoristas que trafegam no sentido sul, a mudança na pista ocorre após o acesso à SC-390 (ligação de Tubarão a Pedras Grandes). A faixa auxiliar para tráfego lento foi suprimida até o fim da frente de obras.
O espaço agora é utilizado para a circulação dos equipamentos e trabalhadores envolvidos na perfuração do túnel. A pista volta a ter a faixa auxiliar próximo ao monumento ao Caminhoneiro.
No sentido norte, os usuários devem atentar para o estreitamento na faixa da direita, destinada ao tráfego lento, após o talude rochoso escavado para abrigar o traçado atual da rodovia. A partir deste ponto, o tráfego segue em faixa única até o viaduto de acesso ao bairro Morrotes.
Em todo o trecho em obras, a passagem de pedestres é perigosa e deve ser evitada. Para os motoristas, fica ainda o lembrete: neste ponto, o limite máximo de velocidade é de 60 quilômetros por hora.
Fonte:Notisul

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