terça-feira, 7 de maio de 2013

MOTOCICLETA - Dicas de segurança no trânsito: Guarda Municipal de Tubarão

Jovens motociclistas de Tubarão gravaram a prática de manobras perigosas e postaram no canal de vídeos You Tube. Um dos condutores chega a trafegar por 30 segundos em apenas uma roda.

Pilotar uma motocicleta com segurança exige experiência, habilidade e responsabilidade. O veículo de duas rodas foi produzido para um deslocamento (em vias públicas) mais rápido e econômico, não para execução de manobras perigosas. Obviamente que existem motocicletas produzidas para competição desportiva, porém existem locais adequados e autorizados para a prática do esporte com segurança. Em via pública existem regras que precisam ser respeitadas, sob pena de punição aos que insistem em expor a vida alheia ao risco de morte. Dito isso, repasso algumas dicas de segurança a todos os pilotos. Aos responsáveis que sirva para aumentar o conhecimento. Aos inconsequentes que reflitam, pois ainda está em tempo de evoluírem a um comportamento adequado...
ILUMINAÇÃO - Luz baixa acesa, de dia e de noite. Para a maior segurança o motociclista precisa ser visto. Com o farol acesso durante o dia o piloto estará mais seguro. Atualmente as motocicletas novas vêm com um dispositivo de fábrica que não permite que o farol apague, porém é fácil observar  motocicletas transitando com o farol apagado ou com a lâmpada queimada. O condutor precisa ficar atento.



CRIANÇAS - Não é permitido transportar crianças menores de sete anos ou que não tenham condições de cuidar de sua própria segurança. A criança precisa alcançar os pés no estribo e usar um capacete de tamanho adequado com viseira.

VELOCIDADE - O piloto precisa ter consciência dos riscos que está correndo e transitar com o máximo de cautela, e em velocidade compatível com a via. Como todos sabem, o pára-choque da motocicleta é o corpo do condutor.

VISEIRA: Transitar com um capacete sem viseira, aberto, ou sem óculos de proteção pode trazer sérias consequências para a saúde dos olhos. Vários pilotos já perderam o controle da motocicleta e sofreram acidentes graves (ou até vieram a óbito) por causa de insetos que entraram no olho (s) em virtude da falta de proteção.   

A VIA PÚBLICA NÃO É PICADEIRO – O motociclista não deve fazer malabarismo ou equilibra-se apenas em uma roda. Além de proibido pelo CTB, esses infratores expõem a vida de inocentes ao risco de morte.
Maciel Brognoli, Ouvidor da GMT 

Nenhum comentário: