terça-feira, 7 de maio de 2013

Os acessórios obrigatórios para os veículos


Paixão consolidada entre os brasileiros, o carro é artigo de desejo entre a maioria das pessoas. No entanto, para evitar incidentes e preocupações desnecessárias, a Copagra explica quais são os acessórios obrigatórios para os veículos, evitando as multas decorrentes de um carro incompleto, conforme diz a lei do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, no artigo 105 do Código de Trânsito. “Se falarmos em itens, todos os carros precisam ter 23 componentes obrigatórios para uma circulação segura, não só do motorista, mas como dos passageiros e pedestres”, explica Marcos Azambuja, gerente geral da Copagra, concessionária oficial da Ford em Porto Alegre...Dentre os itens básicos estão os seguintes acessórios: cinto de segurança para motorista e passageiros, encosto de cabeça, catalisador para controlar ruídos e gases, para-choques dianteiro e traseiro, espelhos retrovisores, limpadores de para-brisa, e pala interna de proteção contra o sol para o motorista. “Além dos itens básicos, os carros devem conter faróis dianteiros de luz branca ou amarela, lanternas de luz vermelha na parte traseira, buzina, triângulo, velocímetro, extintor de incêndio, silenciador de ruídos de explosão do motor e freios de estacionamento e de marcha”, explica Azambuja. As paradas dos automóveis também precisam ser sinalizadas com os itens obrigatórios por lei, como a luz para sinalizar o pit stop, indicadores luminosos de mudança de direção, iluminação da placa traseira, chave de fenda, chave de roda, macaco, pneus que ofereçam segurança e estepe. 

“A preocupação é constante, pois ainda é muito grande o número de mortes no trânsito no Brasil. Por isso, o governo brasileiro programou em 2009 a obrigatoriedade dos airbags e freios ABS nos carros vendidos no Brasil. No entanto, de acordo com o cronograma estipulado pelo Contran, só em 2012 tais equipamentos realmente começaram a aparecer nos carros de maior volume de produção”, conta. Em 2014 todos os carros zero-quilômetro devem ter a presença integral dos dois sistemas. 

Sobre a Copagra 
A Copagra é uma concessionária gaúcha representante da Ford em Porto Alegre. Fundada em 1963, a empresa é uma das mais tradicionais do setor na capital e conta com três lojas na cidade, nas zonas: Central, Norte e Sul. Ao longo dos seus 49 anos de existência, todos sob o comando de uma gestão familiar que se encontra atualmente na quarta geração, a Copagra já vendeu mais de 100 mil automóveis. Entre alguns dos reconhecimentos já concedidos à empresa destaca-se o Chairman\'s Award, prêmio máximo da montadora americana para a concessionária com o maior índice de satisfação dos clientes. 

Nenhum comentário: