sexta-feira, 10 de maio de 2013

O homem que abriu a BR-101

Engenheiro Jacopo Teixeira Tasso, 88 anos, é a memória viva do crescimento da região.
Dono de um dos cérebros mais ricos em informações do sul catarinense, o engenheiro Jacopo Teixeira Tasso completou 88 anos ontem. Uma vida sublime, honesta, de muito trabalho para o crescimento da região. Um homem que fez mais pelo futuro da terra que ama do que para si mesmo. Nascido em Laguna, começou suas atividades no Plano Postal Telegráfico Nacional e, depois, no Espírito Santo, na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
Anos mais tarde, em 1952, ele volta para Santa Catarina com uma missão que mudaria para sempre a infraestrutura do estado e o país.
Ele foi o engenheiro responsável pelos serviços de terraplanagem da antiga BR-59, hoje a BR-101, no trecho entre Araranguá a Torres, na divisa com o estado gaúcho. Até então, este trecho só era possível ser transposto pela praia...

A partir de 1954, chefiou a extração de carvão a céu aberto em Siderópolis. Era a época dourada da região. Em 1961 assumiu a direção do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em Tubarão.

E no meio disso tudo Jacopo ainda conseguiu tempo para dedicar-se a levar informação para a comunidade da região. Desde 5 de março de 1974 ele é o proprietário da Rádio Garibaldi.
Mas nunca deixou de lado outras ações que pudessem contribuir com o futuro. Em 1994 dirigiu a ZPE de Imbituba, e no ano seguinte foi secretário de finanças da prefeitura de Laguna.
Fonte:Notisul

Nenhum comentário: