sexta-feira, 3 de maio de 2013

BR101:Detonação terá processos rígidos

A segunda detonação de rochas no morro do Formigão, na próxima terça-feira, terá procedimentos de segurança mais rígidos para evitar novos prejuízos aos moradores do bairro Fábio Silva. Durante a primeira explosão no local onde será aberto o túnel para a BR-101, algumas residências foram danificadas por pedras, o que levou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), empreiteiras responsáveis pelo trabalho e Defesa Civil do município a repensar algumas situações.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Tubarão, Rafael Marques, as medidas mais importantes irão partir das empreiteiras...
“Os engenheiros farão um novo cálculo de intensidade da explosão para controlar o arremesso e direção das rochas”, observa.
Outra medida é a ampliação da área de evacuação, que passou dos 300 metros de distância do ponto de detonação para 600 metros. Os integrantes da Defesa Civil irão acompanhar a próxima explosão para orientar a população e prestar auxílio em caso de necessidade.
Ontem pela manhã, funcionários do consórcio JDantas-Novatecna executaram os reparos necessários nas residências danificadas por rochas no último sábado. O trabalho mais complexo aconteceu na residência do casal Olívia Maria Zanone, de 63 anos, e Vanderlei Stankowich, 70, onde uma pedra do tamanho de uma bola de futsal atravessou o telhado, o forro, o colchão e a cama e danificou as tábuas do assoalho.
“Como todas as pessoas da comunidade estavam concentradas em uma área segura escolhida pela empreiteira, ninguém se feriu, mas o susto maior foi quando as pedras atingiram a rede de energia elétrica. Os fios se encheram de faísca e pensei que minha casa seria incendiada”, comenta dona Olívia.
Outras cinco residências do bairro Fábio Silva também receberam os reparos necessários.
fonte:Diário do sul

Nenhum comentário: