segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Diesel menos poluente é obrigatório em todas as regiões do país

A partir deste domingo é obrigatória a distribuição do óleo diesel S50, com baixo teor de enxofre, em todas as regiões do país. Além de ser menos poluente, o combustível é indispensável para o funcionamento dos motores comerciais pesados, como caminhões e ônibus, fabricados a partir de 2012 e vendidos no mercado interno brasileiro.

O diesel S50 contém teor de enxofre de 50 miligramas por quilo de combustível (mg/kg), bem menor do que o S500 e o S1800, os mais comercializados atualmente, com teor de enxofre mais de 10 vezes superior.
Nos novos motores, o diesel S50 deve reduzir em até 80% as emissões de materiais particulados e em 98% as de óxidos nitrosos. Em motores, no entanto, a redução das emissões será limitada a até 15%, o que deve ser resolvido ao longo do tempo com a renovação da frota.

Atualmente, existem cerca de 2,3 milhões de veículos pesados em circulação no Brasil. A estimativa da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) é de que serão vendidos entre 160 mil e 170 mil em 2012.

No Rio Grande do Sul, está em andamento uma obra para aumentar a capacidade de produção de um tipo de óleo diesel ainda menos poluente, o S10. Quando a ampliação da unidade de hidrotamento da Refinaria Alberto Pasqualini, em Canoas, for concluída, a capacidade de produção do combustível será de 6 milhões de litros por dia. O investimento no projeto é de R$ 1,624 bilhão.

AGÊNCIA BRASIL

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