quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Nova Bateria permitirá aos automóveis andar 800 km

Se hoje um dos maiores entraves para a popularização do uso dos veículos elétricos está na autonomia. Uma bateria de ar-lítio – que já está funcionando em escala de laboratório –, deve por fim a esse histórico. Os cientistas da IBM já prometem um protótipo em escala real para o próximo ano.
Para os motoristas que têm medo de que a carga da bateria do carro não consiga levá-los até seu destino ou mesmo voltar para casa, a boa notícia é simples: com o novo invento, o carro elétrico terá uma autonomia de 800 quilômetros. Ou seja, o dobro da maioria dos veículos à gasolina ou etanol.
Hoje as melhores baterias disponíveis são do tipo íons de lítio, boas para telefones celulares, relativamente boas para notebooks, mas insuficientes para veículos elétricos. Isso porque elas não conseguem superar os 200 quilômetros de autonomia.
Mas ainda há um grande desafio antes que as baterias de ar-lítio possam cumprir todas as suas promessas. Por exemplo, como lidar com a umidade do ar ambiente, já que o lítio pega fogo espontaneamente quando imerso em água.
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: