segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ponte de Congonhas foi interditada hoje pela manhã


A ponte de Congonhas, na divisa entre os municípios de Tubarão e Laguna, foi definitivamente interditada para veículos e pedestres pelo lado de Tubarão, hoje (30), pela manhã. Os detalhes da ação foram discutidos na última quinta-feira (26), numa reunião entre as secretarias municipais de Defesa Civil e de Infraestrutura, juntamente com a Guarda Municipal, Polícia Militar e Bombeiros.

Na manhã de sexta-feira (27), placas de alerta sobre a interdição foram fixadas ao longo da estrada geral de Congonhas, desde a rua Rui Barbosa, nas proximidades do campo do Hercílio Luz, até a ponte. A sinalização também foi colocada na entrada do acesso entra a Madre e o bairro Congonhas.

A decisão de interditar a passagem pelo lado tubaronense foi tomada após a Defesa Civil fazer uma vistoria no local e constatar, através de um laudo técnico, as precárias condições da ponte e a total falta de segurança para quem faz a travessia. O laudo foi entregue no dia 25 ao prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini, que decretou a interdição da ponte. “A situação é gravíssima. Muitas das estacas e vigas estão podres e comidas por cupim”, confirma o secretário municipal de Defesa Civil, José Luiz Tancredo. “Não queremos ser responsáveis por uma tragédia e por isso estamos interditando a passagem. Quem insistir em atravessar deve estar consciente do perigo”, alerta o prefeito Manoel Bertoncini.

A prefeitura de Tubarão já havia interditado o local há cerca de dois anos, quando uma vistoria constatou a precariedade do pontilhão. As barreiras, no entanto, foram retiradas pela população que, apesar das condições da ponte, continua a passar pelo local. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Nilton de Campos, nesta sexta-feira, enquanto eram colocadas placas de advertência, um caminhão carregando uma casa inteira incluindo o banheiro, se arriscou pela travessia. A Defesa Civil pede a compreensão da população e orienta os motoristas a buscarem as rotas alternativas de acesso ao litoral, já que a estrada geral de Congonhas é um dos acessos para as praias de Jaguaruna e Laguna.

Convênio já tem data
O convênio para a construção da nova ponte já tem data pata ser assinado: o próximo mês. De acordo com o secretário regional Haroldo Silva, o Dura, o documento deve ser assinado logo na primeira quinzena. A responsabilidade da gestão dos recursos e licitação da obra ficará a cargo da prefeitura de Tubarão. Cada prefeitura participará com R$ 150 mil, e o estado investirá R$ 600 mil.
Decom/Tubarão

Nenhum comentário: