segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Três obras iniciaram; BR-101 é incógnita

Da lista de obras esperadas para 2011, pelo menos três tiveram início. Entre elas a pavimentação da SC-100, a futura Interpraias, a Arena Multiuso e o Centro de Zoonoses. Outras duas obras são incógnitas e estão relacionadas a continuidade da duplicação da BR-101: o túnel do Morro do Formigão e a ponte de Cabeçudas.
As obras da SC-100 efetivamente iniciaram em maio. Pouco tempo depois, os trabalhos foram suspensos devido a falta de uma licença ambiental e a mudanças no projeto de drenagem. As obras devem seguir por este ano, e podem ser concluídas em meados de 2013, já que a previsão é de dois anos de obras. A Arena Multiuso teve início em janeiro e deve ficar pronta ainda este ano. 
O Centro de Zoonoses também começou em 2011 e pode ser inaugurado ainda em janeiro, já que faltam detalhes de acabamento. Porém, o funcionamento do local pode demorar um pouco mais, pois ainda falta definir como efetivamente será o funcionamento, com o recolhimento dos animais, por exemplo. Com o processo de licitação realizado no ano que passou, a pavimentação asfáltica da SC-382, entre Pedras Grandes e Orleans, deve efetivamente iniciar este ano. O consórcio Castellar/TV recebeu a ordem de serviço e prepara o canteiro de obras.
Já as duas obras da BR-101 tem um futuro incerto. A ponte foi licitada e o contrato assinado, mas faltam licenças ambientais e o Dnit fala em possível alteração do projeto. Se não houver mudança no projeto da ponte estaiada e as licenças forem dadas, a expectativa é que obra inicie em fevereiro. O túnel do Morro do Formigão teve a licitação considerada fracassada pelo Dnit, com os problemas no órgão adiou-se o relançamento do certame. Os procedimentos de licitação já foram liberados pela direção-geral do Dnit, mas ainda não foi divulgado quando este edital será novamente publicado. A ponte custará aos cofres públicos R$ 597 milhões e o túnel cerca de R$ 57,3 milhões.
Diario do sul

Nenhum comentário: