sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ipem dá dicas de prevenção de fraudes em postos de combustíveis

O programa Fantástico, da TV Globo, mostrou na edição de domingo (8) um golpe de adulteração em bombas de combustível. A reportagem mostrou como os motoristas são roubados quando abastecem nos postos. Os golpistas usam controle-remoto para adulterar a quantidade de gasolina que entra no carro. O homem suspeito de comandar o esquema de fraudes se entregou a polícia acompanhado do advogado na segunda-feira (9), em Curitiba (PR). Em Campinas, foram vistoriados 23 postos de combustíveis no ano passado. Seis deles foram autuados porque estavam irregulares. O consumidor pagava um valor maior do que a quantidade de combustícel colocada no tanque. Em um dos postos, o Ipem identificou a mesma fraude mostrada pelo Fantástico e as placas foram recolhidas. Mas neste caso, o estabelecimento não usava um controle remoto para controlar o dispositivo.
Segundo Cleudimar Fonseca do Amaral, delegado regional do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) de Campinas, o consumidor tem dificuldade em identificar o problema, porque trata-se de uma fraude eletrônica. O Ipem recomenda que o motorista desça do carro e acompanhe o abastecimento do veículo. O consumidor também deve observar também se os indicadores do instrumento, volume e preço estão zerados antes do início do abastecimento e verificar se o valor do litro indicado na bomba confere com os valores indicados nos painéis de preços dos combustíveis.
Outra recomendação do Ipem é observar se ao ligar a bomba, ocorre um avanço nos indicadores de volume e preço. Em caso positivo, o correto é não aceitar o abastecimento, pois provavelmente a mangueira encontra-se vazia e o consumidor estará pagando por um combustível que não será fornecido.
Caso ocorra a dúvida quanto ao volume efetivamente entregue pelas bombas, o consumidor pode solicitar ao gerente do posto a medida de 20 litros (verificada pelo Ipem/SP) para que efetue uma medição em sua presença. O erro máximo permitido para 20 litros é de + 100 ml (100 mililitros).
Fonte: EPTV

Nenhum comentário: