quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ruas de Santa Catarina ganham 500 novos carros zero por dia

O crescimento na venda de veículos zero quilômetro no Estado foi maior do que o nacional em 2011. No período, 182,8 mil carros e comerciais leves, que engloba utilitários e caminhonetes, foram comercializados. Isso significa que a cada dia, 500 novos veículos ganharam as ruas de SC.

A região Norte de Santa Catarina foi a única que teve queda (-0,8%). Em Joinville, dados do Detran apontam que o licenciamento de novos carros na frota caiu 7,6% em comparação com 2010.

O desempenho foi considerado bom diante das dificuldades enfrentadas pela economia por causa da crise europeia, afirma André Andreazza, diretor-executivo da Federação dos Distribuidores (Fenabrave) em Santa Catarina. 

O total de vendas no Estado em 2011 foi 6,8% superior aos 171,1 mil veículos comercializados em 2010. No Brasil, a comparação revela crescimento de 2,9% com vendas fechando em 3,425 milhões.

Para ele, a economia diversificada foi o principal fator que permitiu ao Estado obter números melhores do que o País. Mas, fica não há como negar que o setor foi afetado pela crise europeia.

A previsão era terminar o ano com aumento de 9% nas vendas em Santa Catarina. A meta era cumprida com facilidade até o final do primeiro semestre, com expansão de 11,3%. Mas a situação mudou quando os países da zona do euro revelaram consideráveis déficits nas contas públicas.

Os cálculos com a projeção de vendas para este ano ainda não foram concluídos, mas o diretor-executivo adianta que trabalha com um crescimento entre 7% e 8%. O motivo é a expectativa de que a situação melhore na zona do euro e as condições de financiamento sejam mantidas. Segundo a Fenabrave SC, 60% dos carros e comerciais leves vendidos em SC dependem de empréstimos.

A NOTÍCIA

Nenhum comentário: