sexta-feira, 18 de maio de 2012

Agente disfarçado vai ajudar na fiscalização da Lei Seca em Brasília

Agente disfarçado vai ajudar na fiscalização da Lei Seca em Brasília
Esta é a nova estratégia para combater quem bebe e dirige. O agente observa quem bebeu em bares e aciona viaturas que ficam de prontidão nas proximidades e aborda os motoristas supostamente embriagados.
O efeito surpresa é a nova estratégia do Detran de Brasília para ajudar a Lei Seca. A fiscalização quer pegar os motoristas que insistem em beber e dirigir. Agora, tem um agente infiltrado, disfarçado, observando os bares durante a noite. A ideia é simples e criativa e começou a funcionar há menos de um mês. Na saída dos bares e festas, fica um agente disfarçado observando quem pega o volante. Se notar algum motorista com sinais de embriaguez, ele aciona as viaturas que ficam de prontidão nas ruas próximas ao local e aí não tem escapatória...
O aviso se espalha em minutos. Basta abrir a internet no computador ou celular e ler as mensagens que informam onde está a blitz naquele momento. Esta é uma estratégia de motoristas que insistem em desrespeitar a lei que proíbe beber e dirigir.
Com a divulgação, as operações para fiscalizar o consumo de álcool ao volante perderam força. E a punição aos infratores também diminuiu. Pelo menos, no Distrito Federal.
De acordo com o Detran de Brasília, entre janeiro e março de 2011, foram aplicadas 2.751 multas a motoristas embriagados . No mesmo período deste ano, foram 1655 multas, o que representa uma queda de quase 40%.
Já que alguns motoristas se organizaram para fugir da fiscalização, o Detran também mudou de estratégia. Começou a fazer um novo tipo de operação em que o flagrante é praticamente inevitável.
Um agente à paisana fica do lado de fora do bar observando o comportamento de quem está lá dentro bebendo. Quando o motorista vai para o carro, o agente avisa pelo rádio ao colega que está por perto, em um veículo do Detran.
Logo em seguida, o motorista é parado pela fiscalização. Ele não é obrigado a fazer o teste do bafômetro, mas, se forem constatados sinais evidentes de embriaguês, a multa é de R$ 957, além da possibilidade da perda da carteira de motorista pelo prazo de um ano.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, no ano passado, cerca de 20% dos acidentes em estradas federais tiveram relação com o uso de álcool.
Fonte: Agência de Notícias Jornal Floripa

Nenhum comentário: