domingo, 6 de maio de 2012

Brasil entre os líderes em mortes

Os acidentes de trânsito provocaram a morte de cerca de 1,3 milhão de pessoas no mundo em 2010, de acordo com relatório inédito divulgado quarta-feira pelo Forum Internacional de Transporte, da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Outros 50 milhões ficaram feridos. De acordo com o estudo, 90% dos acidentes com vítimas ocorreram nos países emergentes, como Brasil, Rússia, Índia e China.
Enquanto os países emergentes concentram os acidentes com vítimas, nos países ricos as mortes estão caindo. Alguns deles registraram os menores patamares da década no ano passado...
A pesquisa, organizada pelo Irtad (Grupo Internacional de Informação e Análise de Segurança de Tráfego), divulgou apenas os dados dos 32 países-membros, a maior parte europeus e asiáticos. EUA e Argentina também fazem parte da instituição.
“Na maioria destes países, as medidas de segurança de tráfego estão bem definidas. Elas foram baseadas na experiência adquirida nos últimos anos e agora mostram seus frutos”, afirmou Véronique Feypell, especialista em segurança de tráfego da Irtad.
O estudo apontou ainda uma relação estreita entre a redução nas mortes e leis com menor tolerância para o álcool e direção. Na média, os países permitem no máximo 0,5 g/l de álcool no sangue dos motoristas. No Brasil, o limite é de 0,6 g/l. A pesquisa também mostrou que as mortes tendem a ser menores nos países onde há leis que proíbem o uso de celulares pelos motoristas.
Fonte: Diário de Cuiabá

Nenhum comentário: