Válida em todo o país, mudança atende determinação da ANP e também tem o objetivo de reduzir a emissão de poluentes.
Foto: Divulgação/Petrobras
Motoristas que abastecem veículos com duas categorias de diesel – S500 e S1800 - devem ficar atentos a partir de 1º de julho. Por determinação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), eles mudarão de cor: o S500 receberá corante vermelho e o S1800, por causa da proibição de adição de corante, terá uma cor amarela natural, que pode variar para as tonalidades marrom ou alaranjada devido à adição de biodiesel.
De acordo com a ANP, a intenção é evitar que o óleo diesel S500 seja comercializado como S50 ou S10 que, atualmente, possuem coloração semelhante, ligeiramente amarelada. As fraudes são suscetíveis porque a procura pelo S50 aumentou nos últimos meses, quando a venda desse combustível - menos poluente - passou a ser obrigatória para os veículos da fase P-7 (pesados) do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve)...
A medida é válida para todo o território nacional e os consumidores devem ficar atentos à mudança, para evitar dúvidas na hora de abastecer o veículo. A ANP destaca que os representantes dos postos de revenda e das distribuidoras acompanharam a elaboração da Resolução 65/2011 e estão cientes da nova exigência.
Venda obrigatória
A resolução da ANP lista os municípios em que é obrigatória a venda do óleo diesel S500. O documento também informa quais são as cidades que devem comercializar, exclusivamente, o óleo diesel S50 e, a partir de 1º de janeiro de 2013, oferecer o S10.
Leia a resolução na íntegra e veja a lista de municípios em que a venda dos combustíveis é obrigatória.
Fonte: Rosalvo Streit
Agência CNT de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário