A Audi apresenta na Áustria o protótipo de uma bicicleta elétrica Wörthersee que chega a atingir 80 km/h de acordo com informações da assessoria de imprensa da montadora. O chefe do setor de design da montadora, Wolfgang Egger, diz que trata-se de uma bicicleta de alto desempenho com a competência de design da marca.
Conforme a montadora, o dinamismo da bicicleta é fácil de ser percebido. Hendrik Schaefers, um dos criadores do projeto, diz que a biciclete é absolutamente funcional, ágil e a bateria de litio dura até 2 horas e meia sem abastecimento. O veículo possui um volume pequeno (11 kg sem os componentes elétricos) e a armação e o suporte da roda traseira são feitos com fibra de carbono, mesmo material utilizado nas rodas de 26 polegadas...
O design da bicicleta também foi otimizado para otimizar o poder da pedalada. “Nós conseguimos mostrar com a escolha dos materiais a relação próxima entre o design e a eficiência de uma produto super leve”, diz Schaefers.
Luzes homogêneas em LED no painel identificam imediatamente o veículo como um Audi. Com o aperto de um botão é possível elevar o assento para realizar truques e acrobacias. A bicicleta pode ser conectada ao computador ou pelo smartphone. O ciclista pode escolher entre cinco tipos de atividade, com ou sem o uso do motor. No modo “puro” a bicicleta é movida apenas pelas pedaladas do ciclista enquanto no modo “pedelec” a velocidade pode chegar a 80 km/h.
O motor elétrico está localizado no ponto mais baixo na armação e impulsiona o eixo do suporte inferior diretamente. O torque máximo da a roda traseira é de 250 Nm. O motor elétrico gera uma potência máxima de 2,3 kW (quilowatt), o que garante uma relação de potência e peso de 9 kg por kw.
Fonte: Jornal do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário