TUBARÃO – As pistas do lote 26 da duplicação da BR-101, entre Tubarão e Sangão, foram concluídas em novembro do ano, porém, ainda há vários trabalhos a serem realizados. Um deles é a iluminação dos viadutos e das vias lindeiras. O problema é que não há consenso sobre quem irá pagar a conta.
Para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a responsabilidade do órgão é entregar a infraestrutura. Um acordo anterior às obras teria passado a conta para as prefeituras. Em Içara, o acordo foi feito com a cooperativa e em Criciúma, com o município. Já a prefeitura de Tubarão, por meio da Cosip, argumenta que a responsabilidade é do Dnit...
“Até que provem o contrário, esta responsabilidade não é do município. Se tiver que pagar a iluminação pública dos viadutos e das ruas marginais da BR-101, a Cosip não terá condições de arcar com isso. É um volume alto, além da manutenção das lâmpadas e das instalações elétricas, que é feita por uma empresa contratada pela prefeitura e paga com recursos da Cosip”, explica o coordenador da Cosip, Alberto Botega.
A Contribuição para iluminação pública (Cosip) é cobrada na fatura de energia, proporcional ao valor consumido pela unidade. Parte do valor é repassado pelas cooperativas ou pela Celesc aos municípios, e estes fazem a manutenção, com a troca de lâmpadas e outros consertos.
A iluminação não é o único problema do lote 26. Ainda é necessário concluir a instalação das barreiras New Jersey, mas isso só deve ser realizado após o término dos trabalhos no Rio Grande do Sul. Além do lote 26, são necessárias barreiras de New Jersey também no lote 29, entre Araranguá e Sombrio e no lote 25, entre Capivari de Baixo e Itapirubá.
No lote 26 ainda são necessários trabalhos de urbanização. Atualmente, a Triunfo mantém uma equipe em Jaguaruna, próximo ao Morro da Cebola. Depois disso, deve retornar a Tubarão. No viaduto da avenida Patrício Lima são necessários arremates, como limpeza e colocação de meio-fio.
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