sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cinco maneiras de ser mais sustentável no trânsito

Apesar de os carros elétricos serem uma das sensações da indústria automobilística atualmente, ninguém precisa esperar que eles tomem conta do mercado pra economizar (isso ainda vai demorar uns bons anos, pode crer). Enquanto os carros continuarem sendo como a gente conhece, a alternativa é aprender a ser um motorista mais sustentável.

Dica #1
Mais de uma pessoa no carro é menos carro na rua. Se você conseguir se articular para não sair sempre sozinho… ponto positivo!

Dica #2
É bem importante manter a pressão dos pneus em dia, mais conhecida como “pode dar uma calibradinha pra mim?”. O ideal é que você não demore mais que quatro semanas pra parar em um posto e gastar uns 10 minutinhos com a calibragem. Com a pressão dos pneus muito baixa, o consumo de combustível aumenta e o desgaste no carro também.

Dica #3
Procure reduzir o uso do ar condicionado. Em tempos de verão, ele parece essencial pra evitar que você chegue cozido em casa. Porém, o equipamento pode promover um aumento de até 20% no consumo de combustível. Vale, por exemplo, estabelecer metas de uso do ar: usar só na ida ou só na volta; usar quando o trânsito estiver parado, mas desligar se o tráfego fluir. E por aí vai…

Dica #4
Forçar o motor também consome mais combustível. Se você sabe que vai ter que reduzir ali na frente, não precisa correr tanto nos metros anteriores. Todo aumento de velocidade também é aumento de consumo. Quando você pula de 90 para 120km/h, por exemplo, o aumento no gasto de combustível é de 30%, em média.

Dica #5
Manter checagens e revisões em dia não é frescura, é necessidade. Um carro em bom estado consome menos combustível e diminui o desgaste das peças. Essa “vida útil” maior do seu possante também faz com que você economize (e o meio ambiente agradece). Ninguém gosta de ficar na mão e se o seu carro tiver problemas, lembre-se: o problema também é seu.
Superinteressante

Nenhum comentário: