quarta-feira, 18 de maio de 2011

Espécies são coletadas no Morro do Formigão, em Tubarão

Antes de iniciar as obras do túnel para transposição do Morro do Formigão, no km 337 da BR-101 Sul, o DNIT e o consórcio Concremat-Tecnosolo-CNEC, realizam nesta semana, a coleta de germoplasma na flora pertencente ao trecho. A coleta do material genético é uma medida compensatória pela supressão da vegetação nos futuros emboques Norte e Sul do túnel.

A conservação das espécies vegetais, através do resgate de germoplasma, torna-se uma medida compensatória aos impactos causados pela supressão de vegetação. Comumente, atividades de resgate de germoplasma compreendem a retirada de sementes e de mudas em trecho de mata, a serem afetados diretamente pela instalação de um empreendimento. O destino desse material pode ser, entre outros, a produção de mudas para utilização futura em reflorestamentos com espécies nativas, servindo também como fonte de diversidade genética.

Em trecho de dois quilômetros de extensão, sendo um quilômetro em cada bordo da pista, as ações desenvolvidas no Morro do Formigão englobam o resgate, salvamento e realocação de bromélias e orquídeas. Segundo o biólogo e especialista em Botânica, Luiz André de Abreu, responsável pelos trabalhos de coleta, serão realizadas outras duas campanhas no trecho. “Estaremos retornando ao Morro em junho e julho próximos, para realizarmos uma nova coleta de germoplasma”, diz o biólogo.

Após a coleta, o material recolhido é depositado no viveiro pertencente ao curso de Agronomia, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), no campus de Tubarão. Nesta etapa, a universidade fará o catálogo das espécies coletadas para multiplicá-las em laboratório.
Br101Sul

Nenhum comentário: