quarta-feira, 4 de abril de 2012

7.857 autos de infração em 60 dias

O radar móvel é utilizado na BR-101, nos trechos mais críticos e de maior incidência de acidentes.
 Foto:Notisul
Esta quantidade é referente ao trecho entre Paulo Lopes e Passo de Torres. Mas o número é ainda mais alto, pois nesta ‘conta’ não estão inclusas as notificações feitas por outros tipos de equipamentos de fiscalização, como os radares portáteis.
O excesso de velocidade é o maior causador de acidentes com vítimas nas estradas do país. No entanto, os números mostram que muitos motoristas ainda não se conscientizaram da gravidade da infração.

Entre o dia 1º de janeiro deste ano até o último sábado, foram aplicados 7.857 autos de infração pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Tubarão...

Os dados foram repassados ontem pelo chefe do núcleo de multas e penalidades da 8ª Superintendência da PRF de Santa Catarina, Hermes de Lima Santos Neto. Estes números são referentes a fiscalização com um radar estático fotográfico, no trecho entre Paulo Lopes a Passo de Torres, na BR-101.


A quantidade de infrações pode ser muito maior, já que neste levantamento não estão incluídos os dados obtidos a partir da fiscalização com outros tipos de equipamentos, como os radares portáteis.

A maior velocidade registrada foi de 184 quilômetros, em Jaguaruna, por um automóvel Honda. O limite máximo permitido neste trecho é de 110 quilômetros por hora para veículos de pequeno porte.

A multa é de R$ 574,61. A infração é considerada gravíssima e o motorista acumula sete pontos na carteira nacional de habilitação (CNH).

Controladores de velocidade funcionam desde fevereiro 

Desde o dia 13 de fevereiro, três radares fixos e três lombadas eletrônicas estão em funcionamento na BR-101. Instalados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), os equipamentos localizam-se em trechos de pista duplicada, em Imbituba, Tubarão e Sangão.

As lombadas ficam em Araranguá e Sombrio. No entanto, não há como obter, por ora, os dados sobre a quantidade de infrações por excesso de velocidade nestes pontos, cujo limite máximo também é de 110 quilômetros por hora.

Isto porque o levantamento é realizado pelo setor de operações do órgão. A empresa terceirizada, responsável pelos controladores de velocidade, emite os dados direto para o Dnit, na capital federal.



Uso da tecnologia para a segurança 

Conforme dados da conferência global sobre o uso da tecnologia para aumentar a segurança nas rodovias, realizada em Moscou, reduzir a velocidade em 1% leva a uma diminuição de 2% no número de feridos leves, 3% menos feridos graves e 4% menos mortos.
Fonte:Notisul

Nenhum comentário: