segunda-feira, 23 de abril de 2012

Pesquisadores da USP de São Carlos desenvolvem carro inteligente

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, desenvolveram um carro com inteligência artificial. Equipado com câmeras e um sistema GPS, um dos objetivos do veículo é identificar situações de riscos e evitar acidentes no trânsito.
O protótipo de carro inteligente recebeu o nome de Carina e foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC). “A gente escolheu o nome Carina, porque ele é a sigla para Carro Inteligente para Navegação Autônoma, mas fica uma homenagem para as mulheres”, disse o doutorando do ICMC Leandro Carlos Fernandes...
O volante do veículo parece até um controle de videogame. Com alguns toques na tela é possível fazer curvas e acelerar. O próximo passo da pesquisa é fazer o computador dirigir do mesmo jeito que um motorista cuidadoso. “O grande desafio que a gente tem agora é fazer com que o computador tenha um comportamento parecido com o do ser humano, de perceber o mundo ao redor e entender e decidir quando fazer cada uma dessas ações e, consequentemente, controlar o carro de maneira segura”, disse Fernandes.
A ideia é desenvolver uma tecnologia que identifique situações de riscos no trânsito. O carro vai ter um computador com autonomia para tomar decisões e evitar acidentes. Seria um tipo de co-piloto e, em alguns momentos, não será preciso de motorista.
As câmeras instaladas no carro ajudam a identificar o trajeto. O computador faz a leitura das ruas e indica o reconhecimento do terreno. “Ela imita o olho humano e consegue perceber todas as cores do ambiente e a profundidade, a distância para os obstáculos”, disse Denis Fernando Wolf, pesquisador do ICMC.
Uma câmera térmica instalada na frente do carro consegue enxergar o que o ser humano não consegue. “Mesmo em situações em que você tem visibilidade comprometida como, por exemplo, com neblina, a câmera térmica consegue identificar com muita precisão a presença de uma pessoa ou de um animal na pista”, disse Wolf.
O protótipo custou R$ 180 mil e, quando estiver pronto, vai ficar como o Carina 1, um carro de golfe inteligente que anda sozinho e é o mais avançado já criado no Brasil. Ele também foi desenvolvido pela USP. “Nós damos pontos de GPS de referência, então o carro consegue pensar em uma rota e executá-la de maneira segura”, explicou Wolf.
Agora já é possível ver na rua, mesmo que somente em testes, os carros vistos apenas em filmes de ficção científica.
Ele ainda deve facilitar a vida de quem não tem muita intimidade com o volante. “Essa é a nossa expectativa. Estacionando sem bater, sem riscar, sem estragar o carro do vizinho”, disse o pesquisador do ICMC Fernando Santos Osório.
Redução IPI
Como o governo federal reduziu em até 2% o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para as montadoras que cumprirem metas de investimento em pesquisa e engenharia, as parcerias para a criação desse tipo de tecnologia devem aumentar.

A intenção é diminuir a importação e estimular as pesquisas do setor no país. “Hoje em dia não adianta ter só montadoras, o Brasil tem que fazer aquela fase de montagem e vir para uma produção de tecnologia”, disse Osório.
O pacote do governo prevê que o setor invista ao menos 0,15% em pesquisa. A média mundial é de 0,30%.
FONTE: G1

Nenhum comentário: