terça-feira, 10 de abril de 2012

Sistema que desliga motor nas paradas promete economia de combustível

Um sistema que desliga o motor do carro quando ele não é usado para tracionar as rodas, como nas paradas de semáforo, economiza combustível. É essa a proposta do “Auto Start-Stop”, equipamento oferecido no novo Ford Fusion, nos Estados Unidos, que chega ao mercado no segundo semestre.
O funcionamento é simples. Quando o carro para, o motor se desliga automaticamente e deixa de consumir combustível e emitir gases. Assim que o motorista tira o pé do freio, o motor volta a funcionar e está pronto a obedecer ao comando do acelerador...


A economia depende do estilo de dirigir, mas os motoristas que rodam a maior parte do tempo em tráfego urbano se beneficiam mais, com uma redução de até 10%, segundo a Ford. Ainda de acordo com a montadora, na média, o Auto Start-Stop aumenta a eficiência no consumo em cerca de 3,5%.

O Fusion será o primeiro sedã não híbrido do mercado norte-americano a contar com o sistema. De acordo com a Ford, a economia proporcionada pelo motor 1.6 EcoBoost com Auto Start-Stop é estimada em US$1.100 num período de cinco anos.
Um estudo feito pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos estima que os congestionamentos representaram um consumo extra de 7,19 bilhões de litros em 2011, aproximadamente 5% de toda a gasolina usada no país. “O veículo em ponto morto consome energia sem produzir nenhum trabalho”, diz Birgit Sorgenfrei, gerente do programa Auto Start-Stop da Ford. “E também gera emissões de gases em um espaço concentrado, que podem afetar a qualidade do ar.”
Fonte: Vrum

Nenhum comentário: