segunda-feira, 30 de abril de 2012

Deficientes físicos têm direito a crédito na compra de veículos

Quem é deficiente físico sabe como é difícil se locomover, seja em Bauru, Marília ou qualquer outra cidade. O que muita gente não sabe é que, sendo deficiente físico, é possível comprar uma cadeira de rodas ou até um carro, com desconto.
Cristiano da Silva é um deles, o ex-motorista de profissão, perdeu uma das pernas em um acidente. Ele está à procura de um carro pra comprar, mas o veículo deve ser adaptado ou automático. “No meu caso, foi a perna esquerda que eu perdi, então, sendo automático é ótimo”...
Ao procurar uma concessionária, Cristiano soube que tem descontos especiais. Segundo Ronaldo Torres, vendedor, “no caso do deficiente físico, tem desconto no IPI e há isenção do IPVA. No caso do deficiente condutor, precisa passar por um médico para comprovar a deficiência”.
Há benefícios também para conseguir outros produtos como cadeira de rodas e acessórios. Nestes casos, a renda do interessado tem que ser de até 10 salários mínimos. O crédito liberado é de até 30 mil reais, com juros baixos, de 0,64% ao mês.
Novos recursos
Num país onde mais de 45 milhões de pessoas, quase 24% da população, é deficiente, o Congresso estuda aprovar uma medida que libera novos recursos aos bancos federais, para que as instituições concedam mais financiamentos de bens e serviços às pessoas com deficiência.

A proposta aprovada pela Câmara, ainda precisa passar pelo Senado, mas já anima quem vive um cotidiano frequente de dificuldades, principalmente pra se locomover. “Hoje eu me vejo encaixado no perfil dessas pessoas que precisam de atenção”, afirma Cristiano.
Fonte: Trânsito Manaus

Nenhum comentário: