quinta-feira, 26 de abril de 2012

Siga as regras e garanta a sua pedalada

Diariamente ouvimos falar sobre os benefícios de andar de bicicleta. Pedalar faz bem para o corpo e para a mente, não polui nem faz barulho. Além disso, ajuda no emagrecimento, desenvolve a capacidade pulmonar (melhora a respiração e o fôlego) e combate o estresse.
A bicicleta também é um veículo rápido, econômico e muito eficiente, principalmente na mobilidade urbana em cidades caóticas, como as grandes metrópoles brasileiras. Porém, é preciso estar atento a alguns detalhes para que sua atividade esportiva ou seu deslocamento urbano não terminem em tragédia...
Para pedalar na cidade é preciso seguir as regras de trânsito CTB (Código de Trânsito Brasileiro), respeitar o próximo (pedestres, motoristas, motociclistas, entre outros) e utilizar equipamentos de segurança, como capacete, iluminação da bicicleta, vestuário apropriado etc.
Devidamente equipado, basta pedalar com prudência e atenção redobrada. Para maior segurança, planeje seu caminho antes de sair de casa e dê preferência a ruas menos movimentadas. Sempre indique com os braços seus próximos movimentos (curvas), assim os motoristas não serão surpreendidos. Seja gentil no trânsito, não jogue lixo nas ruas e hidratese sempre com água ou isotônico.


Regras de segurança:
Verifique os pneus (calibragem e estado de desgaste), a fixação das rodas e a regulagem dos freios. Todas essas partes são fundamentais para começar bem o dia.

Após vistoriar sua bicicleta, ajuste a altura do selim para o seu tamanho e utilize os equipamentos de segurança: capacete (obrigatório), luvas e óculos para proteger os olhos contra os insetos e possíveis detritos do asfalto.
FONTE: Cenário MT

Nenhum comentário: