segunda-feira, 9 de abril de 2012

Metade dos europeus manuseia smartphone ao volante


Praticamente a metade dos motoristas de países como Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália e Rússia checa textos ao volante, no smartphone. Admitiram o hábito 48% dos condutores entrevistados em um estudo realizado pela Ford em diversos países europeus.
Na Itália esse índice foi de 61%, enquanto na Rússia foi de 55%, na França e na Alemanha foi de 49%, na Espanha foi de 40% e na Grã Bretanha, 33%. Foram entrevistadas 5.500 pessoas. Mesmo sendo um hábito comum, quase todos os motoristas (95%) concordam que ler textos no trânsito é perigoso e afeta a segurança ao dirigir...

Pelo menos a metade diz acreditar que a sua capacidade de resposta é 50% mais lenta ao ler mensagens no celular. “Os smartphones se tornaram rapidamente uma parte essencial na rotina de muitas pessoas”, afirma Christof Kellerwessel, engenheiro-chefe de Engenharia de Sistemas Elétricos e Eletrônicos da Ford.
O levantamento realizado pela Ford faz parte da preparação para o lançamento do seu sistema Sync, que pode transformar mensagens de texto em voz e também permite ao motorista enviar uma resposta, selecionada dentro de uma lista de opções. “Como as mensagens de texto podem distrair os motoristas, é óbvio o benefício de um sistema capaz de transformar em voz as mensagens de texto dos smartphones.”
O Ford Sync será lançado no segundo semestre na Europa, junto com o novo B-Max e em seguida estendido para outros modelos da marca, como o Focus e o Kuga. Seu recurso de leitura de texto, desenvolvido pela Microsoft, acessa mensagens por comando de voz, usando a conexão Bluetooth de smartphones compatíveis.
O Sync equipa hoje mais de 4 milhões de veículos Ford nos EUA e a expectativa é que até 2015 outros 3,5 milhões de veículos novos na Europa tenham o equipamento. No Brasil ele é oferecido nos modelos Fusion, Edge e New Fiesta.

Nenhum comentário: