quinta-feira, 19 de abril de 2012

O caminhão do futuro que mais parece um avião


Projeto desenvolvido em universidade alemã pretende criar um novo conceito de transportes
O caminhão do futuro. (Fonte da imagem: Divulgação/InnoTruck.de)
O caminhão do futuro. (Fonte da imagem: Divulgação/InnoTruck.de)
É cada vez mais comum encontrar projetos de carros e sistemas de trânsito inteligentes, que têm como objetivo tornar o trânsito mais fluído, com menos possibilidades de acidentes e até mesmo diminuir a carga física e emocional dos motoristas. Contudo, não é tão convencional que ideias do tipo sejam aplicadas a caminhões, pelo menos até agora.
O InnoTruck é um caminhão com visual futurista, com uma cabine que mais lembra a de um avião do que a dos monstros de aço que estamos acostumados a ver nas estradas de nosso Brasil. O projeto, chamado de “Diesel Reloaded”, pretende criar um novo paradigma na questão dos transportes, automatizando o tráfego e exigindo menos de motoristas e agentes de trânsito...
A ideia do novo veículo, desenvolvido na Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, é demonstrar como as demandas da sociedade por inovações tecnológicas e menor consumo de recursos ambientes refletem também no trânsito.
Sempre conectado
Dentro de suas cabines e “carretas”, o InnoTruck está sempre conectado a centrais de informação e vai servir de base de testes para sistemas inteligentes de infraestrutura de trânsito. Sistemas de comunicação veículo–veículo e também infraestrutura–veículo terão o caminhão futurista como centro de dados.

Mais informações podem ser encontradas no site oficial do InnoTruck.
Fonte: Tecmundo

Nenhum comentário: