sexta-feira, 27 de abril de 2012

Acidentes de trânsito podem causar múltiplos traumas em órgãos vitais

Acidentes de trânsito podem provocar inúmeros traumatismos, fraturas ósseas e problemas em órgãos vitais, como cérebro, coração e pulmões. Esse é o caso do cantor Pedro Leonardo, que bateu o carro em Goiás há uma semana, quando voltava de um show, e está internado desde quinta-feira (26) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Para explicar por que acidentes de veículos podem ser tão graves, a importância de usar sempre o cinto de segurança – inclusive no banco de trás – e o que fazer diante de uma vítima, o Bem Estar desta sexta (27) convidou o chefe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sírio-Libanês, Guilherme Schettino, e a consultora Ana Escobar.
O alerta vale também para esta véspera de feriado, quando milhões de brasileiros pegam as estradas do país inteiro...
Como funciona a UTI
A UTI é o centro médico para onde são enviados pacientes muito graves, como os que têm múltiplas fraturas e principalmente problemas cerebrais. Quando uma pessoa sofre um acidente grave, o organismo fica em abalado, muitas vezes em pré-óbito, e pode ocorrer insuficiência de vários órgãos.

Os aparelhos da UTI são usados para desempenhar as funções que os órgãos como coração e pulmões não conseguem. Os batimentos cardíacos, a pressão arterial e a temperatura do corpo também são monitorados.
Além disso, um aparelho é colocado na traqueia da vítima para ventilar os pulmões, e também há controle da pressão do ar jogado nos pulmões. O paciente recebe alguns medicamentos para abrir e fechar os vasos (vasodilatação) e manter a oxigenação do sangue e, consequentemente, das partes nobres do corpo, como coração e cérebro.
Na UTI, a alimentação é feita pela veia – nutrição parenteral, uma solução com proteína e aminoácidos. Em alguns casos, também é colocada gordura nessa solução. E para hidratar o corpo, o paciente recebe um soro com sódio, potássio e glicose.
Múltiplos traumas e socorro à vítima
Traumatismos como o de Pedro atingem mais de um órgão, e a gravidade depende da quantidade e de quais partes foram comprometidas. Quanto mais jovem o paciente, maior a chance de cura. E o mais importante de tudo é preservar a atividade cerebral.

No abdômen, pode ocorrer sangramento que não se exterioriza. Com menos sangue nas artérias, o quadro se agrava.
Além disso, inchaço no cérebro prejudica a entrada de sangue no local. Por isso, ao atender uma pessoa com traumatismo craniano, os médicos logo diminuem a atividade cerebral por meio de sedativos. Coloca-se um cateter, para medir e aliviar a pressão intracraniana, e aplicam-se remédios para regular essa pressão.
Quando há um coágulo no cérebro, é preciso abrir um pequeno pedaço na caixa intracraniana para reduzir a pressão. A passagem permanece aberta até a estabilização do quadro.
No socorro, também é muito importante não mexer na vítima, a não ser que haja risco de ela se machucar ainda mais. Movimentar a pessoa pode agravar, por exemplo, uma lesão na coluna.
Para que serve a hemodiálise
Os rins param de funcionar quando um indivíduo sofre um acidente com traumas e há sangramento interno. O organismo entra em choque, e o tratamento com hemodiálise é fundamental para filtrar as impurezas do sangue.

Quando os rins não funcionam normalmente, um cateter é colocado numa veia grande, para puxar todo o sangue do corpo. O sangue entra num equipamento que retira as impurezas –
como ureia e creatinina – e volta limpo para o corpo. O tratamento é feito até que os rins do paciente voltem a funcionar perfeitamente.

Para controlar as impurezas no sangue, são feitos diariamente exames de sangue em pacientes internados na UTI. Nenhuma pessoa sobrevive sem o funcionamento dos rins, por isso a hemodiálise é tão importante.
Fonte: Midia News

Nenhum comentário: