sexta-feira, 13 de abril de 2012

Carros elétricos da Audi terão som sintético para alertar pedestres


Piano digital, alto-falantes e software especial são usados no projeto. Som é gerado conforme rotação do motor elétrico, carga e velocidade
A Audi desenvolveu um som sintético especial para os carros elétricos da linha e-tron. Como o motor elétrico produz um ruído muito baixo, que chega a ser inaudível para pedestres, a montadora resolver criar um som que é regenerado a cada milésimo de segundo, pelo próprio carro...
Batizado de e-Sound Audi, o recurso foi desenvolvido com a ajuda de um software especial. O engenheiro responsável pelo projeto, Rudolf Halbmeir, e sua equipe compõem, ouvem, alteram e aperfeiçoam os sons com a ajuda também de um piano digital, dois alto-falantes com qualidade de estúdio próximos ao computador e uma pilha de revistas sobre música ao lado.
“Nossa unidade de controle recebe constantemente informações do veículo sobre a rotação do motor elétrico, a carga, a velocidade e outros parâmetros. A partir destes dados geramos o som”, conclui o engenheiro Rudolf Halbmeier.
O som de um carro é emocional, não intelectual. Por mais que a mente não registre constantemente os sons do carro na estrada, eles sempre estão presentes e exercem um papel essencial na experiência de condução de um veículo. Os sons emitem sinais: baixas frequências expressam potência e serenidade; médias demonstram esportividade e agilidade.
“O ronco do motor de um carro é semelhante à música”, diz Halbmeir. O som é uma qualidade especialmente empolgante de um veículo, que pode ser descrita em termos físicos, mas precisa ser experimentada.
“Criar um bom design de som é uma tarefa complexa”, explica o Dr. Ralf Kunkel, diretor de acústica da Audi. “Reunimos muita experiência com o passar dos anos e, com isso, aprendemos a amplificar as frequências agradáveis e eliminar os ruídos indesejáveis”.
Fonte: Auto Esporte

Nenhum comentário: