quarta-feira, 3 de novembro de 2010

BR101:passarelas são iniciadas no lote 28




A estrutura de duas novas passarelas começa a ser edificada, nos bordos das pistas da BR-101 Sul, junto das Obras-de-arte Especiais (OAEs) no lote 28. Devido a pouca concentração urbana no lote, serão executadas duas estruturas, nos dois trechos com maior circulação de pedestres: Em Criciúma, no bairro Quarta Linha e em Maracajá, próximo ao bairro São Cristovão.
Em Criciúma, a futura passarela é erguida no km 391, próxima do viaduto de acesso ao centro de da cidade. No local, além da grande concentração de indústrias, postos de combustíveis e residências, há um núcleo de comercial voltado para o remo vestuário. O aglomerado comercial atrai muitos consumidores, trazendo para a localidade um crescente fluxo de pedestres.
No município de Maracajá, a passarela projetada é executada no km 403, no bairro São Cristovão. O segundo trecho a receber uma passarela no lote 28 compreende a área urbana do município, dividida pela BR-101 Sul. O trecho da rodovia entre o km 401 ao km 404 um grande fluxo de veículos nas ruas lindeiras a rodovia, que servem de acesso a postos de combustíveis, restaurantes, indústrias e ao centro da cidade.
Além das duas passarelas iniciadas, o lote 28 possui duas passagens inferiores de pedestres, localizadas no km 396, em Criciúma, e no km 401, na PI de acesso Sul a Maracajá.

A obra – As obras de execução das passagens de pedestres (passarelas) do lote 28 serão semelhantes as das estruturas concluídas e utilizadas no lote 27. As passarelas, em ambos os lotes, serão construídas em concreto armado. Já as passarelas de Sombrio e Santa Rosa, no lote 30, são montadas sobre estruturas de metal.
A primeira passagem de pedestres a ter as obras de acesso por rampas concluídas e ser liberada está no km 371, em Içara. São três passagens de pedestres no trecho da BR-101 Sul que corta o município. A quarta passarela está localizada no km 359, em Sangão (SC), no início do lote 27.
No lote 30, entre os municípios de Sombrio a Passo de Torres, na divisa com o estado do Rio Grande do Sul, as seis passarelas projetadas possuem as estruturas concluídas, restando agora a execução das rampas de acesso. As passarelas do lote 28 e 30 seguirão projeto que adequa ângulos de inclinação bem menores e suaves, nas rampas e acessos. A suavização dos ângulos das rampas permitirá acesso aos portadores de necessidades especiais de maneira mais segura e confortável.
As passarelas (passagens suspensas sobre a pista) ou as passagens inferiores (sob a rodovia) são equipamentos de segurança exclusivos para os pedestres transporem as quatro ou oito faixas de rolamento. São as últimas obras especiais a serem executadas, pois é necessário que o alargamento da rodovia esteja totalmente concluído.
A meta do consórcio é concluir as passarelas até o final de janeiro de 2011.

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