segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Brasileiro de 18 anos cria filtro de poluentes mais barato e eficaz para carro

Editora Globo
Ricardo Castro de Aquino, de 18 anos, exibe seu projeto vencedor

Ricardo bolou um sistema de filtros com uma serpentina, feltro automotivo e um gel de origem vegetal. "Meu invento é o gel, que criei com a ajuda de professores da escola", disse. Segundo o estudante do Centro de Educação de Santa Maria, em Brasília, a manutenção de seu filtro leva cerca de dois minutos. Basta bater o filtro para retirar as impurezas, passar novamente o gel e recolocá-lo no lugar.
O pó que sobra do filtro poderia ser reaproveitado para recapagem de pneus e cerca de 86% dos poluentes ficam retidos no equipamento. "No início pensei em ônibus porque nosso diesel é um dos piores do mundo e nossa frota costuma ser antiga, mais poluente, mas pode ser usado em carros", conta Ricardo. De acordo com seu projeto, o filtro custaria R$ 60 para ser produzido em maior escala.
O estudante foi o primeiro colocado do 24º Prêmio Jovem Cientista na categoria Ensino Médio. "Estou em dúvida de começo a produzir o filtro sozinho ou se, com a patente, busco outras empresas para a fabricação", explicou.
Ricardo já terminou o Ensino Médio e atualmente cursa Relações Internacionais, mas pensa em fazer vestibular para Engenharia Automotiva.
Por: Redação Galileu

Nenhum comentário: