sexta-feira, 12 de novembro de 2010

GMT vai multar carros estacionados sobre calçadas no Centro

A Guarda Municipal de Tubarão (GMT) inicia na próxima terça-feira (16), a operação “Calçada Livre”. O objetivo é devolver aos pedestres de Tubarão o direito de caminhar com segurança pelas ruas da cidade.
Equipes da Guarda Municipal vão fiscalizar vários trechos da região central onde alguns motoristas insistem em estacionar os veículos sobre o passeio público, obrigando os pedestres a caminharem pela rua.  A falta de consciência dos motoristas representa uma afronta à segurança do pedestre, que perde espaço para caminhar e fica vulnerável com a entrada e saída dos veículos. “Isso fere o Código de Trânsito Brasileiro, que busca oferecer aos cidadãos padrões de segurança, eficiência, fluidez e conforto. Não é justo que idosos, crianças e pessoas com dificuldade de mobilidade não possam utilizar a calçada, porque há um carro obstruindo o passeio público. Nosso desejo é que não seja necessário notificar ou rebocar qualquer automóvel, por isso a Guarda Municipal faz um apelo para que os usuários façam o uso correto dos espaços públicos e não estacionem os veículos nas calçadas”, diz o diretor da Guarda Municipal, Adailton do Livramento.
Ainda segundo Adailton, vários pontos terão fiscalização intensificada, mas o alvo principal, no início da próxima semana, é o trecho da avenida Marcolino Martins Cabral, ao lado do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
A multa para quem for flagrado com o veículo estacionado sobre a calçada é de R$ 127,69, podendo chegar até a R$ 574 no caso do agente flagrar o motorista transitando o veículo sobre o passeio. O condutor também perde pontos na carteira de habilitação. “A administração do Hospital já foi comunicada da nova medida e se comprometeu em alertar os funcionários que costumam deixar seus veículos estacionados naquele local. A maior parte das irregularidades é cometida por motociclistas. Por isso, pessoas que eventualmente visitam doentes internados no HNSC precisam ficar atentas as regras de trânsito,” conclui Livramento.

Nenhum comentário: