quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Guardas municipais iniciam treinamento com arma de fogo

Foto: GM Oliveira
Guardas Municipais pertencentes ao efetivo de Tubarão já estão sendo capacitados para utilizarem arma de fogo.
Em agosto deste ano, a secretaria de Segurança e Trânsito recebeu do Ministério da Defesa, por meio do comando logístico do Exército Brasileiro, órgão responsável pelas liberações de compras de armas de uso restrito, a permissão para que a Guarda Municipal de Tubarão adquira armas letais e não letais.
Agora, com a celebração de convênio entre a secretaria estadual de Segurança Pública, Polícia Civil e a prefeitura de Tubarão, os guardas iniciaram o treinamento na Academia da Polícia Civil (Acadepol) de Santa Catarina.
Os 43 guardas foram divididos em três grupos. Os 15 primeiros já estão em treinamento e os demais participarão da capacitação no início de 2011. “Serão duas semanas de treinamento e neste período eles aprenderão técnicas operacionais e tiro policial defensivo, totalizando 100 horas-aula”, salienta o diretor da Guarda Municipal, Adailton do Livramento.
Após os treinamentos, os agentes estarão aptos a portarem pistolas 380 e espingarda calibre 12, sendo a espingarda com munição não letal. “A expectativa é de que o efetivo comece a atuar armado nas ruas ainda no primeiro semestre de 2011. Até abril, deve estar concluído o processo de compra e aquisição de munição, coletes e armas. Poderemos prestar apoio em ações que aumentem a segurança da cidade, mas o principal objetivo é zelar pela segurança do próprio Guarda”, explica Livramento.

Nenhum comentário: