segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Guardas municipais tornam-se doadores voluntários de sangue

Já se pode dizer que os integrantes da Guarda Municipal de Tubarão (GMT), literalmente, dão o sangue para salvar vidas. Há alguns anos, os agentes estão doando sangue de forma contínua, visando incentivar as pessoas a se tornarem doadores voluntários.
Nesta semana, os doares têm um motivo a mais para se mobilizarem, já que 25 de novembro é dia Nacional do doador voluntário. “Nossos agentes sempre doam sangue, mas, quinta-feira é um dia especial e queremos incentivar a prática na nossa cidade”, comenta o guarda municipal, Maciel Brognoli.
Para o Hemosc, atitudes como estas são mais do que um gesto de solidariedade. “Apesar das campanhas de incentivo, o número de doadores voluntários ainda é muito pequeno”, diz a enfermeira, Luzia Porto Mapelli, coordenadora do Hemosc em Tubarão.
Segundo ela, para atender a demanda seria necessário coletar de 30 a 40 bolsas de sangue por dia. Hoje, este número não chega a 10 bolsas/dia. Só o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, necessita em média de 500 bolsas de sangue/mês, mas o volume coletado não chega a 300 bolsas.
O medo, fruto da desinformação, é o maior responsável por este quadro. “Muitas pessoas pensam que doar sangue uma vez exige outras doações, ou que o sangue torna-se mais fino ou mais grosso após a doação. Isto é não é verdade”, diz a enfermeira Luzia.
Doar sangue é muito simples e seguro: a pessoa não se expõe a qualquer risco de contaminação, pois todo material utilizado é descartável. O volume coletado é de aproximadamente 450 ml, o que representa cerca de 10% do total do sangue em um adulto, rapidamente reposto pelo organismo. Com uma doação, pode-se salvar a vida de até quatro pessoas.
Além disso, existem vantagens previstas em Lei para quem é doador voluntário regular, como isenção no pagamento de taxas de concursos públicos e direito a dia de folga do trabalho, quando feita a doação. Todo o processo, desde a inscrição, triagem clínica e a retirada do sangue doado, não demora mais que 45 minutos.
Mas é importante que o doador seja consciente na hora de fazer a doação. É que, apesar de serem realizados exames no sangue coletado (Hepatite, Sífilis, Doença de Chagas, HIV e outros), não existe 100% de segurança para o receptor. Há um período chamado Janela Imunológica,  espaço de tempo entre a contaminação e positividade do teste, significando que a pessoa pode ter sido contaminada por um agente infeccioso (vírus) e este não ser detectado através dos exames realizados. “Por isso, é fundamental que o doador seja sincero ao relatar seus problemas de saúde na entrevista”, alerta Luiza.
Quem quiser doar sangue deve procurar o Hemosc, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h30, ao lado da Regional de Saúde, no bairro Oficinas. Para fazer a doação, é preciso apresentar documento de identidade com foto. O telefone do Hemosc em Tubarão é (48) 3621-2405.
Fonte: Secom

Um comentário:

Ministério disse...

Olá Blogueiro,
Nesta semana será comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, no dia 25 de novembro. E para não deixar que a data passe em branco, contamos com a ajuda de todos os blogueiros. Faremos uma grande blogagem coletiva, com a utilização de informações e materiais ilustrativos da campanha. Dessa forma, poderemos todos juntos conscientizar a população da importância de salvar vidas! Caso queira participar, envie um e-mail para comunicação@saude.gov.br e forneceremos os materiais necessários.

Muito obrigado,
Ministério da Saúde