Até 9 de novembro, 31.488 testes de bafômetro foram realizados pela PRF Foto:Claudio Vaz |
No total, a PRF divulgou que 579 pessoas já foram presas por embriaguez ao volante este ano, uma média de 1,85 caso por dia. Até 9 de novembro, 31.488 testes de bafômetro foram realizados. Os meses com maior número de registros foram outubro e fevereiro.
O provável motivo, segundo o chefe da Comunicação Social da PRF, Leandro Andrade, seriam as festas do mês de outubro e o Carnaval. No entanto, ele ressalta que os números de acidentes envolvendo embriaguez ao volante não reproduzem a realidade. A cifra pode ser ainda maior.
— Ao atender uma ocorrência, o policial avalia as cenas do acidente, colhe as informações e nem sempre dispõe de meios para averiguar a relação com a ingestão de álcool. Os relatórios são baseados no que foi constatado no atendimento. Mas, sem sombra de dúvida, a embriaguez é uma das principais causas de acidentes de trânsito — afirma Andrade.
São registradas 18 multas por dia
De acordo com um levantamento do Detran, foram 5.587 autos de infração por embriaguez até a última terça-feira em todo o Estado. Em média, são quase 18 multas por dia.
O sargento Rafael Benfica Nicoleit, da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), diz que a fiscalização existe, mas a punição, muitas vezes, esbarra no fato de que os suspeitos não são obrigados, pelo Código de Trânsito Brasileiro, a fazer os exames que comprovem o consumo de bebida alcoólica acima do permitido.
Nas estradas estaduais, foram 633 multas por embriaguez até 31 de outubro. No mesmo período, as centrais de emergência da Polícia Militar registraram 2.333 ocorrências envolvendo embriaguez ao volante, nem todas resultantes em autuações ou acidentes.
Para o presidente do Movimento Nacional para Educação no Trânsito (Monatran), Roberto Bentes de Sá, é preciso ter responsabilidade e não dirigir alcoolizado. Ele ressalta que os acidentes de trânsito acontecem por uma fração de segundo e o motorista tem de estar sempre atento.
— Antes de pegar o volante, faça uma reflexão. A vida é o bem maior que Deus nos deu. Tem que parar e pensar porque não é só a própria vida que está em risco, mas a vida de outras pessoas também — alerta.
Para orientar e prevenir acidentes, a PRF começou à 0h de hoje, a Operação Proclamação da República. O trabalho segue até a meia-noite de segunda-feira. No último feriadão, de Finados, foram 19 mortes no Estado.
Fonte: Melissa Bulegon, DC
Nenhum comentário:
Postar um comentário