segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A síndrome da impaciência no trânsito

Como você se sente diante de um congestionamento? Andar de carro passou a ser uma tarefa estressante? Você seria capaz de perder o controle por impaciência? Faça o teste e descubra se você sofre da síndrome de Road Rage (raiva da rua, em português), algo cada vez mais comum entre os motoristas de todo o mundo.
1. Você está com pressa, dirigindo por uma via congestionada, mas consegue desviar para um corredor livre. O carro a sua frente, no entanto, está indo devagar. O que você faz?
a. Diminui a velocidade quando percebe que está acima do limite de velocidade permitida.
b. Pisca o farol alto e buzina insistentemente, para que ele saia da sua frente.
c. Cola na traseira do carro e começa a xingar.
2. Ao procurar um lugar para estacionar, você vê uma vaga vazia, mas há uma mulher em pé sobre ela, reservando-a. Você então:
a. Sai de lá e procura outra vaga.
b. Procura outro lugar, não sem antes lançar contra a mulher um olhar raivoso.
c. Avança com o carro para dentro da vaga passando de raspão por ela.
3. O farol abre, e o motorista do carro a sua frente está conversando no celular. Qual é sua atitude?
a. Espera calmamente ele se dar conta de que o farol ficou verde.
b. Buzina irritadamente.
c. Contorna o carro e solta um palavrão ao motorista pela janela.
Se você respondeu (b) ou (c) para ao menos uma dessas perguntas, também é vítima dessa síndrome. Um estudo publicado na Austrália estima que 50% dos acidentes de trânsito no país aconteçam pela impaciência dos motoristas. Na Inglaterra, cerca de 83% das pessoas que dirigem são vítimas de alguma forma de agressividade.
Cada episódio de raiva aumenta os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, enfraquece o sistema imune e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
À medida que os congestionamentos aumentam, torna-se um desafio para os motoristas permanecer civilizados e cordiais. Um psicólogo de Los Angeles, Arnold Nerenberg, conta como um de seus pacientes se envolveu em uma discussão séria com outro motorista. “Eles foram para o acostamento, saíram do carro e correram um em direção ao outro para brigar. Aí se deram conta de que eram vizinhos”, disse Nerenberg.
Um motorista da Califórnia adotou uma solução criativa. Ele mantém o reservatório do limpador de pára-brisa cheio. Quando alguém cola em sua traseira, aciona o esguicho e despeja o fluido por cima do capô. “Funciona melhor que pisar no freio”, disse o motorista.
Cada episódio de raiva aumenta os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e enfraquece o sistema imune
Mas pode ser que haja um modo melhor de superar a Road Rage. O professor de Planejamento Urbano da Universidade Ohio, nos Estados Unidos, Jack Nasar, estudou 106 motoristas que simularam o trajeto de carro ao trabalho. Aqueles que passaram por ruas arborizadas, mesmo quando elas estavam mais congestionadas, demonstraram bem menos frustração. A exposição à vegetação diminui a pressão sanguínea, os batimentos cardíacos e a hiperatividade do sistema nervoso. Isso facilita a recuperação do estresse e da fadiga. Até mesmo reduz a raiva e a frustração, revelou o estudo. “Existe uma resposta inata à natureza”, afirmou Nasar. “Ela tem efeito curativo e regenerador.”
Por essa razão, da próxima vez que dirigir até o trabalho, esqueça os atalhos. Faça a opção por um parque verdejante. Mesmo que isso leve um pouco mais de tempo, valerá a pena. E haverá menos chance de fazer de seu vizinho um inimigo. 
Fonte: Susan Andrews/ Época

Nenhum comentário: