quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Especialistas em segurança veicular abordam a eficiência dos equipamentos de retenção

Durante o debate sobre a biodinâmica das lesões de ocupantes de veículos, realizada no III Seminário Denatran de Educação e Segurança no Trânsito, (23 e 24/11) os especialistas destacaram os testes de impacto realizados com os veículos e com os equipamentos de segurança. Apresentando experiências estrangeiras e enfatizando a necessidade de fabricação de veículos que observem as necessidades físicas de crianças e idosos.
Em relação à utilização dos dispositivos de retenção, o consultor automotivo, Marcos Romaro, ressaltou a importância do cinto de segurança como equipamento primordial no salvamento de vítimas de acidentes de trânsito. De acordo com o especialista, além de evitar que as pessoas sejam lançadas para fora do veículo, o cinto impede a chamada segunda colisão, ou seja, que os ocupantes se choquem contra o interior do veículo ou entre si. O uso do cinto também diminui a possibilidade de perda da consciência no acidente, pois a chance de impacto do crânio contra o veículo é menor.
Já o professor Celso Arruda (Unicamp) comentou sobre o funcionamento dos dispositivos de retenção para crianças e impactos veiculares. Ele reforçou que o local mais seguro para se transportar a criança é no assento central do banco traseiro, por diminuir os impactos laterais em caso de colisão. O representante do Inmetro, Gustavo Kuster, destacou a necessidade da avaliação de conformidade dos equipamentos de retenção do transporte de criança. “Quando se fala de público infantil é ainda mais primordial a verificação do produto. Se não houver normas e critérios para os dispositivos, não teremos equipamentos seguros no mercado”
Fonte:Denatran
 

Nenhum comentário: