quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cabeceira Sul toma forma em viaduto de Tubarão

Os trabalhos de aterro na cabeceira Sul de acesso ao viaduto duplo central de Tubarão, avançam nesta semana, mesmo com o tempo instável na região. O depósito de solo e cinzas começa a cobrir os blocos de EPS, rumando em direção ao viaduto. A cabeceira Sul do viaduto toma forma das pistas que ligaram à estrutura à rodovia.

A primeira parte da cabeceira está com a base concluída, e uma das pistas pronta receber a pavimentação asfáltica. E com a instalação dos blocos de EPS na fase final, a evolução do aterro será rápida. Próximo da cabeceira Sul, na parte inferior da estrutura, a empresa Triunfo executou o depósito de areia para contenção do aterro e EPS. Nesta terça-feira, a empresa segue com o transporte, depósito e compactação de solo e cinzas, nos períodos em que as condições climáticas permitem.
No sentido Sul/Norte do desvio, uma escavadeira vai demarcando e formando o talude no qual não há muros de concreto armado. Trabalhadores instalam o restante do EPS na medida em que os caminhões depositam o solo e as cinzas, preenchendo o aterro. Os trabalhos de aterro ocupam 40% do espaço entre o início da cabeceira e as pistas superiores do viaduto.
Com a evolução dos serviços na cabeceira Sul do viaduto, essa Obra-de-arte Especial (OAE) vai recebendo os últimos contornos. As pistas superiores estão equipadas com as proteções laterais e já recebem as camadas asfálticas. A cabeceira Norte está concluída, sinalizada e tem uma das pistas liberada ao tráfego de veículos, onde o fluxo é escoado pela alça lateral ao viaduto, seguindo em desvio pela rua lindeira à rodovia.

Nenhum comentário: