sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Erros em ações Policiais

Um estudante de 14 anos morreu ao ser baleado na cabeça, na tarde de domingo 25/07/2010, durante abordagem do Ronda do Quarteirão da Polícia Militar de Fortaleza, Ceará. A ação ocorreu entre a Avenida Desembargador Moreira com a Rua Padre Valdevino, no Bairro Dionísio Torres.
O pai do adolescente Bruce Cristian de Souza Oliveira conduzia o filho em uma moto, quando no cruzamento, policiais do Ronda teriam mandado os dois pararem. Francisco das Chagas de Oliveira afirmou não ter ouvido o pedido e seguiu o trajeto.Como o pedido não foi acatado, o policial do Ronda atirou contra a moto e atingiu a cabeça do adolescente.
O policial responsável pelo disparo se apresentou ao delegado plantonista João Marcelo, no 2º Distrito, e, após prestar depoimento, foi liberado.
No local da tragédia, familiares da vítima informaram que o pai do garoto trabalhava com conserto de refrigeradores e costumava levar o filho nas visitas que fazia. O menino carregava uma caixa de ferramentas do trabalho do pai. A Polícia não encontrou nenhum crime em nome do pai da vítima.
Por mais de uma hora, o pai do garoto permaneceu sobre o corpo do filho, até ser retirado com a chegada da perícia. A cena comoveu dezenas de curiosos e motoristas que passavam pelo local.
Fonte:O povo

Polícia brasileira mata de novo por erro

No Brasil sucedem-se os casos em que a Polícia mata inocentes durante operações de captura de suspostos criminosos. Desta vez foi uma jovem de 20 anos que, por engano, foi baleada na cabeça quando guiava o automóvel em Porto Amazonas.

O estudante Diogo Soldi Schuhli, de 21 anos, sobrevivente de mais uma mal sucedida perseguição policial em Porto Amazonas, a cerca de 80 quilómetros de Curitiba (Brasil), na qual foi morta Rafaeli Ramos Lima, de 20 anos, contou que os dois polícias reconheceram na hora o erro que cometeram. "Um abriu a porta do carro (dentro do qual Rafaeli Lima estava inconsciente por ter levado um tiro na cabeça), olhou para o colega que estava ao lado e em pânico comentou: 'fizemos asneira'".

O governador do Paraná, Roberto Requião, também classificou o episódio como "rigorosamente injustificável, sejam quias forem as justificações". "A posição do Governo é de dureza. Os polícias deverão ser rigorosamente punidos e vão responder por tudo. Já estão afastados das funções e deverão receber uma punição exemplar que, ao mesmo tempo, possa funcionar como pedagógica", afirmou.

Os polícias Luis Gustavo Landmann, autor do disparo fatal, e Dioneti dos Santos Rodrigues estão detidos e foram ontem sujeitos a avaliação psicológica. "Também eles ficaram traumatizados pelo erro", afirma um colega.

Entretanto, o funeral de Rafaeli foi acompanhado por cerca de 300 pessoas e passou pelo local onde foi morta e em frente ao destacamento da Polícia Militar. Uma faixa dizia: "Um polícia incompetente tirou a vida de uma inocente". O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo José de Oliveira, disse que foi uma "ação individualizada", recordando que a corporação tem 18 mil agentes.
Fonte:Jornal de Noticias

Homem é preso e menor é apreendido após perseguição policial em Florianópolis
Uma perseguição policial acabou com um homem preso, um menor detido e um pedestre ferido, na tarde desta quinta-feira, em Florianópolis. Durante a ação a vítima, foi atingida no pé, por um Guarda Municipal.
A ação, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, começou na avenida Beira-Mar Norte, no Centro. Policiais teriam desconfiados de quatro homens que passavam pela avenida em duas motos com placas levantadas e começaram a seguí-los. Os homens perceberam os policiais e fugiram.
Durante a fuga um dos homens desceu da moto e levantou uma arma para os policiais. O restante do grupo continuou a fuga e o menor foi detido.
Pelo menos nove viaturas, incluindo a do Batalhão de Operações Especiais (Bope), duas motos e um helicóptero continuaram a perseguição ao trio. Os dois homens em um das motos conseguiram despistar a polícia. O outro motoqueiro seguiu em direção ao bairro da Costeira, no Sul da Ilha, onde foi cercado e rendido pela polícia.

Tiro no pé
Durante a fuga, o motoqueiro que seguiu para o bairro Costeira teria passado por um agente da Guarda Municipal que atirou contra o fugitivo, mas acabou atingindo o entregador de compras terceirizado do Supermercado Baia Sul Juliano da Silva, 39 anos. Ele estava sentado dentro do estabelecimento quando levou um tiro no pé e foi parar no hospital, em choque.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Ivan da Silva Couto Junior, com base em informações preliminares, o guarda, que estava de moto, percebeu um motoqueiro vindo em sua direção em alta velocidade e sendo perseguido pelo helicóptero da PM. O motoqueiro teria apontado a arma para o guarda, que atirou atingindo o pedestre.
Ainda de acordo com o comandante, o guarda foi encaminhado para a 2ª Delegacia de Polícia no bairro Saco dos Limões onde prestou depoimento.
A PM informou que quando o homem foi pego, no bairro Costeira, estava desarmado e que depois foi encontrada uma arma e drogas na casa do suspeito.
O comandante Ivan da Silva Couto Junior explicou que será feito um relatório com base em investigações internas para verificar o que houve de fato, mas que, a princípio, o guarda teria agido em legítima defesa.
DIARIO.COM.BR

Nenhum comentário: