quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

DNIT instala pórticos para sinalização em Jaguaruna

O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) concluiu a fixação das estruturas de pórticos, para sinalização vertical indicativa em dois pontos da BR-101 Sul. O primeiro pórtico instalado está localizado no km 352,5, próximo ao bairro Morro Azul, e o segundo no km 350, no bairro Costa da Lagoa, ambos no município catarinense de Jaguaruna.

Os pórticos instalados em Jaguaruna já receberam a sinalização vertical na parte superior da estrutura, numa altura de aproximadamente cinco metros acima das pistas. Nas estruturas está fixada a sinalização vertical indicativa apresentando o acesso ao município a também às praias próximas da rodovia.

O pórtico instalado no km 350 está disposto sobre a pista de sentido Norte/Sul, já o pórtico do km 352 está na pista de sentido oposto. Na semana passada, outras estruturas estavam recebendo os trabalhos iniciais de instalação das bases em três municípios do Sul catarinense, distribuídas entre Içara, Criciúma e Maracajá.
Denomina-se pórtico a estrutura metálica suspensa sobre a rodovia, onde está fixada a sinalização vertical indicativa, com as bases instaladas nos bordos da pista, cobrindo a extensão das faixas de rolagem. Já os semi-pórticos, também conhecidas por bandeiras, são estruturas metálicas fixadas em apenas um dos bordos das pistas.
Serão 29 estruturas instaladas, no trecho entre o km 300, em Laguna ao km 387, em Içara, no sul catarinense. Duas estruturas de semi-pórticos estão instaladas em Sangão, no km 359 e km 361. Segundo o DNIT, no trecho entre Laguna a Içara serão distribuídos 10 pórticos e 19 semi-pórticos. A instalação das estruturas vai se estender por toda a BR-101 Sul, nos trechos onde a duplicação das pistas esteja finalizada. A meta é concluir a instalação da sinalização indicativa nos pórticos e semi-pórticos, no primeiro trecho, até o início da temporada de Verão.

Nenhum comentário: