segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

PI de acesso Sul a Tubarão será liberada esta semana

A Passagem Inferior (PI) de acesso Sul a Tubarão, localizada no km 341 da BR-101 Sul, recebeu na última sexta-feira, os trabalhos finais de aplicação das camadas asfálticas. Com isso, a meta do DNIT e da empresa Triunfo é liberar as pistas superiores da passagem esta semana, dentro das condições impostas pelo clima.

A PI possui as pistas elevadas concluídas e sinalizadas desde o mês de outubro passado, bem como a instalação das defensas laterais finalizadas. Para que a sinalização fosse instalada, o trecho de pistas, de pouco mais de um quilômetro, entre o final do Morro do Formigão, passando pelo rio Correias e chegando a PI, estava com adequação aos novos padrões da duplicação pronta. As três pontes construídas para receber o tráfego da duplicação estão concluídas, sendo que duas estão em uso. A antiga ponte sobre o rio Correias passará por trabalhos de adequação para adequação a duplicação das pistas.

A estrutura – A PI faz parte das Obras-de-artes Especiais que serão os acessos da BR-101 Sul com a cidade de Tubarão. Das quatro OAEs projetadas para acessos à cidade, duas estão liberadas. Os viadutos de acesso Norte, no km 332 e de acesso pelo bairro Morrotes, no km 336, estão com tráfego de veículos sobre as pistas. O viaduto duplo de acesso ao Centro da cidade, no km 334, recebe trabalhos de execução na cabeceira sul, onde grande parte dos blocos de EPS já foi coberta pelo aterro. As pistas elevadas do viaduto possuem as camadas asfálticas concluídas.

A PI de acesso Sul, localizada no km 341, fica fora do conjunto das estruturas de acesso central à cidade. A passagem ligará a BR-101 Sul a Tubarão pela rua Silvio Búrigo, passando pelo bairro Monte Castelo.

As pistas inferiores da PI serão usadas para retorno de veículos e acesso às empresas e aos centros comerciais existentes no local. Com a liberação das pistas superiores da passagem, as ruas laterais, que são utilizadas como desvio, ligarão os bairros lindeiros sem a necessidade que se cruze a BR-101 Sul, trazendo mais segurança aos usuários da rodovia.

Nenhum comentário: