sexta-feira, 3 de agosto de 2012

BR101: Morro do Formigão

A ministra-chefe da secretaria de relações institucionais, Ideli Salvatti, e o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), João José dos Santos, reafirmam a meta de lançar os editais das obras 
 Zahyra Mattar- A esperança em relação a efetiva finalização da duplicação da BR-101 sul em Santa Catarina mais uma vez renova-se. Hoje, a ministra-chefe da secretaria de relações institucionais, Ideli Salvatti, e o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), João José dos Santos, revelarão como está o andamento das principais pendências da obra. Conforme o planejamento do governo federal, os editais referentes aos serviços remanescentes serão lançados este ano, o que, por si, já é uma ótima notícia. A cobrança para o início destas obras é grande. Entre estes trabalhos estão os túneis do Morro dos Cavalos, em Palhoça, e do Formigão, em Tubarão; e a travessia urbana (pistas complementares) em Laguna. Neste aspecto, a missão da ministra e do superintendente regional do Dnit é trazer informações de como estão os andamentos destes projetos...
Além destes, também deverão explanar sobre a tramitação da duplicação das rodovias BR-280 e BR-470, importantes para o escoamento da produção catarinense, inclusive do sul; e a pavimentação da BR-285, entre Timbé do Sul e a divisa com o Rio Grande do Sul.Ideli e João José também anunciarão a programação de editais de obras a serem lançados este mês. No pacote é prevista a licitação às obras de restauração de 1.248,5 quilômetros da malha viária federal em Santa Catarina (Crema-Etapa 2). O outro anúncio é para a região oeste: será lançado o edital para obras de adequação de capacidade da BR-163, entre São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira. O encontro será às 9h30min, na sede do Dnit, em Florianópolis. À tarde, a ministra fará uma vistoria nas obras de construção da ponte Anita Garibaldi,  a nova travessia do Canal de Laranjeiras na BR-101, em Laguna.


Ponte Anita Garibaldi: Licença de instalação é pedida
O consórcio Carmargo Corrêa/M. Martins/Construbase, responsável pela construção da ponte Anita Garibaldi, a nova travessia do Canal de Laranjeiras, na BR-101, em Laguna, já entrou com o pedido para a obtenção da Licença Ambiental de Instalação (LAI) para a implantação do posto de combustível no canteiro de obras do grupo.
A solicitação foi feita junto à Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) ontem. Com isso, as obras de edificação do espaço pode avançar. O local será visitado hoje pela ministra-chefe da secretaria de relações institucionais, Ideli Salvatti.
A terraplanagem do terreno às margens da SC-436 iniciou dias após a entrega da ordem de serviço, em maio. Após esta fase, serão construídos os prédios: escritórios, posto de combustíveis, estacionamento, oficinas, toda a estrutura para abrigar os funcionários, além de outros setores importantes. 
 Em paralelo a montagem do canteiro de obras, o consórcio já atua na dragagem da lagoa Santo Antônio dos Anjos. A remoção de areia do fundo da lagoa será feita em uma extensão de seis quilômetros, com largura de 80 metros a 140 metros. É necessário retirar, no mínimo, seis mil metros cúbicos de material. A construção da ponte, propriamente dita, é prevista para começar em dezembro deste ano ou janeiro de 2013.
Trabalhos de montagem do canteiro de obras do consórcio estão avançados. No momento é feita a terraplanagem do espaço
 Relembre as obras
 • Túnel duplo no Morro dos Cavalos, em Palhoça
O projeto básico está aprovado. Mas daí até a licitação existe todo o projeto executivo para ser concluído. A solução para evitar filas no trecho será a abertura da “quarta pista” no trecho. Contudo, ainda não existe um prazo definido para este investimento. Pode haver algum anúncio neste sentido hoje.
 • Supervisão de obras
O edital foi lançado no dia 23 de fevereiro do ano passado e revogado pouco tempo depois, em abril. O pedido de impugnação foi feito pela Associação Brasileira de Empresas de Consultoria de Infraestrutura em Transportes (ABCTrans). A entidade argumentou que uma única empresa não poderia ser a responsável supervisão de todas as obras, simultaneamente. O certame teve preço de saída de R$ 9.237.313,22. Os valores, de julho de 2010, também terão que ser revisados e divididos, já serão editais separados para cada obra - os dois túneis, a ponte Anita Garibaldi e as pistas complementares à nova passagem.
 • Ponte Cavalcanti, em Tubarão
A ponte sobre o Rio Tubarão, na BR-101, será reformada e reforçada somente quando túnel estiver sendo aberto. Isto porque a liberação da passagem não faz sentido sem a pista dupla em direção ao sul. O afunilamento do tráfego no morro iria gerar transtornos e acidentes.
 • Túnel no Morro do Formigão, em Tubarão
A concorrência foi considerada fracassada em 20 de abril do ano passado. As duas únicas concorrentes - a Serveng Civilsan e o consórcio Sulcatarinense/Convap - foram consideradas inabilitadas. Este túnel é o menor em toda a duplicação da BR-101 sul: tem apenas 900 metros. A licitação foi orçada em R$ 57.308.398,33 na época.
• Pistas complementares, em Laguna
Quando foi lançado o edital de licitação para a duplicação dos 5,1 quilômetros de pistas complementares à nova travessia do Canal de Laranjeiras, o valor de saída da concorrência era de R$ 71.312.586,69. Além da revisão do edital, será necessário refazer todas as planilhas financeiras, já que a concorrência foi lançada em outubro de 2010. No total, 14 empresas foram habilitadas para participar da licitação. Em julho do ano passado, quando ocorreu a abertura dos envelopes com as propostas financeiras, a empresa JM Terraplenagens e Construções, de Brasília, foi a que apresentou o menor valor: R$ 58.636.738,70.
Fonte:Notisul

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