sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Túnel no Morro do Formigão em Tubarão tem tudo para começar a ser aberto este ano

Um dos gargalos da duplicação da BR-101 sul em Santa Catarina, o túnel no Morro do Formigão, em Tubarão, tem tudo para começar a ser aberto este ano. A licitação para escolher a empresa que executará o projeto será lançado até o próximo mês. A garantia foi dada pelo ministro dos transportes, Sérgio de Oliveira Passos, e pelo diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), Jorge Ernesto Fraxe, ao governador Raimundo Colombo. Conforme os representantes do governo federal, a obra será contratada no projeto chamado Regime Diferenciado de Contratação (RDC), no qual em até 30 dias obtém-se o resultado do processo licitatório. A concorrência para a abertura do túnel foi considerada fracassada em 20 de abril do ano passado. As duas únicas concorrentes - a Serveng Civilsan e o consórcio Sulcatarinense/Convap - foram consideradas inabilitadas...
Este túnel é o menor em toda a duplicação da BR-101 sul: tem apenas 900 metros. A licitação foi orçada em R$ 57.308.398,33 na época. No trecho da rodovia que corta Tubarão, existe ainda uma outra pendência: a restauração e reforço da ponte Cavalcanti. A obra já está garantida pelo Dnit. Contudo, a execução do trabalho será iniciada somente quando túnel estiver sendo aberto. Isto porque a liberação da passagem não faz sentido sem a pista dupla em direção ao sul. O afunilamento do tráfego no morro iria gerar transtornos e acidentes. Ainda não existe orçamento definido.
 Outras obras rodoviárias
Além de assegurarem a abertura do túnel no Morro do Formigão, em Tubarão, o ministro dos transportes, Sérgio de Oliveira Passos, e o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), Jorge Ernesto Fraxe, confirmaram a duplicação das BRs 470 e 280.
Os editais de licitação para as duas obras também serão lançados até o próximo mês. No entanto, no caso da 470, o trecho entre Navegantes e Indaial será dividido em quatro lotes.
“Não vamos esperar a conclusão dos quatro projetos para licitarmos. As concorrências serão lançadas na medida em que fiquem prontos”, afirmou Sérgio Passos.
Fonte:Notisul

Nenhum comentário: