terça-feira, 21 de agosto de 2012

Entenda se vale a pena fazer a instalação do kit GNV no seu carro e quanto custa

O Gás Natural Veicular (GNV) surgiu como um combustível alternativo, mais barato, econômico e menos poluente. Hoje, ele figura como mero coadjuvante, sendo até difícil de encontrá-lo em alguns postos. Apesar de ter o custo da instalação – a partir de R$ 1.300 mais R$ 40,36 da taxa de alteração, o gás ainda é uma alternativa vantajosa para aqueles que trabalham com o carro e chegam a rodar vários quilômetros por dia, como os taxistas...
Antes de instalar o kit gás no veículo, é preciso seguir um passo a passo. O primeiro deles é ir ao Detran-PE com os documentos pessoais e do veículo e solicitar a alteração de característica do carro. “Nessa solicitação é feita uma vistoria prévia e então poderá ser encaminhado para uma convertedora autorizada pelo Inmetro e Detran para que o kit seja instalado”, explica Leandro Inojosa, chefe de vistoria do Detran-PE.
Na convertedora, escolher os cilindros e qual a capacidade de cada um é o ideal. “A escolha depende muito do motorista e do carro. Geralmente a melhor opção são dois cilindros de 7,5 metros cúbicos. Os cilindros podem ser colocados no porta-malas ou na parte de baixo do veículo”, afirma Rodrigo Aguiar, proprietário da Auto Gás Norte.
Depois de instalado, os cuidados continuam. Um detalhe para quem opta pela conversão para GNV é a revisão obrigatória. “Todo ano é preciso fazer uma inspeção nos principais equipamentos do veículo, inclusive nos cilindros de gás”, afirma Leandro. “Todo cilindro tem validade, além de ser exposto às ações do tempo e do uso, então é importante fazer o reteste e verificar se há algum vazamento ou se os cabos estão danificados, além de revisar outros itens”, explica.
Depois da conversão
Quando a conversão é feita, aparecem dúvidas a respeito da manutenção e a possível perda de potência do motor, como também o desgaste mais rápido das peças do bloco. Para Carlos Monteiro, gerente da assistência técnica da concessionária Italiana, é comum peças como cabeçotes e válvulas de admissão de combustível danificarem pelo uso excessivo do GNV. “O gás é um combustível seco. Se for muito usado, a falta de lubrificação do motor pode acarretar em um problema grave. E devido a explosão do gás nos cilindros ser menor, o veículo fica menos potente”, afirma.

Motivado pela economia de combustível, o taxista Welligton Verçoza optou por equipar o seu Cobalt 1.4 com um cilindro de GNV. “Eu rodo cerca de 400 km por dia, então para mim é vantajoso”, afirma. “Eu chego a usar dois cilindros de GNV diariamente e consigo economizar até R$ 50 em comparação a outros combustíveis”, diz. Entre instalação, compra do kit, taxas e inspeção, Welligton investiu quase R$ 2.500.
Saiba mais

Documentos necessários: RG, CPF, Certificado de Registro de Veículos (CRV) e comprovante de residência

Preços
Alteração de categoria: R$ 40,36
Kit Gás: a partir de R$ 1.300
Inspeção por uma OIC: R$ 130 (colocar o kit)
R$ 190 (retirar)

Multa
Segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com característica alterada sem que isso conste no documento do veículo ou com o revisão obrigatória vencida é considerada infração grave com perda de cinco pontos, multa de R$ 127,69 e retenção do veículo para regularização.

FONTE: Vrum

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